SEBASTIÃO ROCHA INSISTE EM SOCORRO DO GOVERNO À JARI CELULOSE
O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) reiterou hoje (dia 17) apeloao governo federal para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) conceda empréstimo de R$ 40 milhões à Jari Celulose, liberando a metade desse valor em caráter emergencial.
Com suas atividades paralisadas após incêndio que danificou o painel de controle da usina geradora da empresa, os problemas da Jari dizem respeito, teoricamente, a seus dirigentes, reconheceu o senador. No entanto, observou, o problema social do desemprego gerado pela paralisação exige uma ação das autoridades públicas.
Sebastião Rocha fez uma retrospectiva histórica da implantação de grandes projetos no Amapá, com destaque para o Projeto Jari, localizado numa área de 1,6 milhão de hectares, com mais de 60 mil pessoas residentes, das quais somente 7.300 têm empregos diretos ou indiretos.
Trata-se, segundo o senador, de um projeto que retrata uma "ocupação que não respeita as tendências regionais" e que, após longos anos, "não conseguiu reverter a sua magnitude em prol do Amapá".
- A verdade pura e simples é que a atuação da Jari no Amapá desorganizou e perverteu a produção camponesa com o processo de expropriação a que foi submetida - acrescentou.
É em nome dos miseráveis e desempregados que se concentraram em torno das empresas do grupo Azevedo Antunes, atual proprietário do Projeto Jari, que o senador disse acreditar que o governo federal deve agir no sentido de alterar "o quadro existente de absoluta pobreza e desesperança".
Em aparte, o senador José Sarney (PMDB-AP) solidarizou-se com Sebastião Rocha dizendo que seu alerta "representa um sentimento de todo o estado e de toda sua bancada federal". Conforme ressaltou, "é necessário que o BNDES possibilite ao Projeto Jari retomar suas atividades". O senador Ademir Andrade (PSB-PA) também registrou seu apoio, destacando que o BNDES quase nada investe na Amazônia.17/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
SEBASTIÃO ROCHA: BNDES PODE AJUDAR JARI SUPERAR CRISE
Sebastião Rocha insiste na discussão do Parque de Tumucumaque
ROCHA PEDE AJUDA PARA LARANJAL DO JARI
SEBASTIÃO ROCHA FAZ BALANÇO POSITIVO DO GOVERNO GAROTINHO
SEBASTIÃO ROCHA: OBJETIVO DO GOVERNO É TIRAR DIREITOS DOS APOSENTADOS
SEBASTIÃO ROCHA PEDE RENÚNCIA DE ARTUR VIRGÍLIO DA LIDERANÇA DO GOVERNO