Sebastião Rocha insiste na discussão do Parque de Tumucumaque



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) voltou a defender a necessidade de discussão, pela sociedade, da criação do Parque das Montanhas do Tumucumaque, proposto pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele sustentou que não é contrário à criação do parque, mas defendeu sua ampla discussão com a sociedade, os representantes dos estados e os municípios nele envolvidos.

Rocha disse que a audiência pública por ele proposta não objetiva dificultar nada, mas deixar claro para o povo do Amapá quais as compensações que o estado terá para ficar com parte de suas terras sob a administração da União. Ele considera importante discutir qual a compensação que alguns municípios vão ter para ficar com praticamente 50% de suas terras também administradas pela União.

- O que nós queremos é estabelecer critérios e mecanismos de compensação para os estados, municípios e moradores da floresta. Já deixei muito claro que espero do presidente Fernando Henrique Cardoso um comportamento democrático nesse assunto. Vamos discutir em alto nível o benefícios que esse parque trará para a humanidade - disse ainda.

Sebastião Rocha reconheceu que o Amapá precisa dar sua parcela de colaboração na criação do parque, mas ressalvou que oferecer como compensação ao estado apenas a possibilidade de divulgação internacional é muito pouco. No mesmo discurso, ele falou do projeto dos seus sonhos, que é a construção de um hospital universitário na Universidade do Amapá, obra que já está com sua primeira etapa concluída e que é o primeiro passo para a criação do curso de Medicina no estado.



07/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rocha quer debate sobre criação do Parque de Tumucumaque

SEBASTIÃO ROCHA INSISTE EM SOCORRO DO GOVERNO À JARI CELULOSE

SEBASTIÃO ROCHA QUER AMPLA DISCUSSÃO SOBRE CLONAGEM

Sebastião Rocha quer ampliar discussão sobre uso do silicone na Medicina

SEBASTIÃO ROCHA PEDE MAIOR DISCUSSÃO SOBRE PLANOS DE SAÚDE

Papaléo destaca exposição de fotos sobre Parque do Tumucumaque