Rocha quer debate sobre criação do Parque de Tumucumaque



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) anunciou que apresentará requerimento nesta quarta-feira (7) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) pela convocação de uma audiência pública para que a sociedade discuta a criação do Parque das Montanhas de Tumucumaque, proposto recentemente pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Rocha ressaltou que não é contrário à criação do parque, mas entende que o debate deve chegar às pessoas que moram na região, já que o parque vai abranger cerca de 26% da área do Amapá. Em sua opinião, a questão foi colocada de forma impositiva pelo presidente. Para o senador, o centro da questão deve ser o caboclo amazônico, que será "atingido em cheio" pela medida.

O parlamentar disse que o assunto sempre fez parte de suas preocupações e lembrou a apresentação de projeto de sua autoria que cria o Fundo de Apoio aos Povos da Floresta e a proposta que institui o Fundo de Compensação aos Estados Abrangidos por Reservas de Conservação. No Amapá, ressaltou, 54% das terras estão à disposição da União.

Essas duas propostas, informou o senador, assim como outras de sua autoria, fazem parte do resumo do seu trabalho entregue nesta terça-feira (6) ao Senado, no qual aponta as conquistas do Amapá e do país que resultaram de seu mandato.

Em aparte, Rocha recebeu a solidariedade dos senadores Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), Moreira Mendes (PFL-RO) e Romeu Tuma (PFL-SP). Em seu discurso, Sebastião Rocha parabenizou ainda o time Payssandu, do Pará, vencedor da Copa dos Campeões.



06/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha insiste na discussão do Parque de Tumucumaque

Papaléo destaca exposição de fotos sobre Parque do Tumucumaque

Sebastião Rocha quer debate sobre clonagem humana no Senado

Embrapa debate criação de parque tecnológico em Sergipe

Sarney quer plano de desenvolvimento para municípios do entorno do Tumucumaque

Rocha faz consulta sobre emenda que trata da criação de municípios