Seção brasileira da comissão da bacia da Lagoa Mirim se reúne em Pelotas (RS)



A seção brasileira da Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (SB/CLM), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, se reúne nesta sexta-feira (10), em Pelotas (RS), para discutir a implantação e acompanhamento de projetos de desenvolvimento regional. 


Entre os assuntos centrais do encontro estão as estratégias para implantação da Hidrovia Uruguai-Brasil e a cooperação entre órgãos brasileiros e uruguaios para a exploração dos recursos pesqueiros. Os participantes também tratarão da Reativação da Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Quaraí (CRQ). 


Criada em 1963, a Comissão Mista é composta por uma seção brasileira e uma delegação uruguaia e serve para viabilizar estudos, planos e projetos de obras e serviços relacionados ao desenvolvimento sócio-econômico da região de influência da Lagoa Mirim. A iniciativa faz parte do Ministério da Integração Nacional desde 2002, quando seu regimento interno foi instituído. 


A Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim corresponde a uma superfície de aproximadamente 62.250 km2, dos quais 29.250 km2 (47%) são parte do território brasileiro, constituindo uma bacia transfronteiriça. O lado brasileiro envolve 27 municípios e cerca de 35% da Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul.


Fonte:
Ministério da Integração Nacional



09/09/2010 15:39


Artigos Relacionados


Seção brasileira da agricultura familiar comemora resultados

32ª Seção Brasileira da Reaf aprova curso de formação para jovens de lideranças rurais

Oficina reúne povos indígenas da Bacia do Rio Doce

Comissão de Economia intermedia acordo sobre Parque da Lagoa do Peixe

Comissão da Bacia do Rio Uruguai apresenta relatório final

Bacia do Rio Uruguai/Seminário encerra trabalhos da Comissão