Ségio Zambiasi celebra a "maioridade" do Mercosul



O senador Sergio Zambiasi (PTB-RS) lembrou nesta quinta-feira (26) 18º aniversário do Tratado de Assunção, assinado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, no dia 26 de março de 1991, que criou o Mercado Comum do Sul, o Mercosul .

O senador considera que neste momento, em que o mundo enfrenta uma grave crise econômica, é muito importante que a América do Sul possa contar com um bloco econômico estruturado e com um parlamento instalado, cumprindo seu papel de articulação política.

Zambiasi explicou que o Tratado de Assunção concretizou a ação inicial adotada pelos presidentes José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina, materializada na Declaração de Iguaçu, firmada pelos dois em 1985. O ato foi fundamental para o início da integração entre os países do continente, segundo afirmou. O senador Zambiasi prestou sua homenagem, também, ao hoje senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL), que, como presidente da República, à época, representou o Brasil na assinatura do Tratado de Assunção (leia entrevista de Collor). Sergio Zambiasi destacou ainda o papel do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que, segundo explicou, teve atuação fundamental para aproximar os países do Cone Sul, especialmente Brasil e Argentina, quando foi governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Para o senador Zambiasi, os países da América do Sul vivem uma situação análoga ao marco-zero da Comunidade Econômica Européia, no início dos anos cinqüenta. Ele considera que neste momento se apresenta a oportunidade de mobilizar as sociedades desses países em busca de objetivos comuns, além de suas fronteiras. Ele destacou que, incluindo a Venezuela, em processo de adesão ao Mercosul, os países que integram o Mercado Comum do Sul somam um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 1,78 trilhão; um território de 12,8 milhões de quilômetros quadrados e uma população de 262 milhões de habitantes.

- Unidos, somos maiores do que a crise mundial, que exige uma resposta coletiva da região, sem qualquer forma de protecionismo, afirmou Zambiasi. - Por isso, temos que aprofundar essa integração em todos os sentidos, econômico, político e social. Individualmente, e pautados por políticas de isolamento, os países da região seguirão reféns das crises das economias centrais, e com soberanias cada vez mais reduzidas.

No mesmo pronunciamento, o senador Sérgio Zambiasi comemorou, também, o aniversário da cidade de Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul celebra, neste 26 de março, 237 anos de sua fundação. Zambiasi destacou que hoje o trânsito é um dos maiores problemas daquela metrópole. Ele defendeu a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Guaíba, que, segundo afirmou, aliviaria os gargalos existentes no trânsito metropolitano da região porto-alegrense, garantindo melhor qualidade de vida para seus habitantes. 



26/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi celebra um ano de criação do Parlamento do Mercosul

Zambiasi celebra aprovação, pelo Uruguai, do Parlamento do Mercosul

Zambiasi defende PEC que prevê redução da maioridade

Zambiasi defende flexibilização da maioridade penal

Inácio Arruda celebra Mercosul e diz que união protege os países da região

Zambiasi propõe Tribunal de Contas do Mercosul