Zambiasi propõe Tribunal de Contas do Mercosul



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) apresentou na segunda-feira (30) ao Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu, um projeto de norma que estabelece a criação do Tribunal de Contas do Mercosul. O principal objetivo da proposta é o de acompanhar e fiscalizar a utilização de recursos por diversos órgãos regionais, como, por exemplo, o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), destinado a financiar iniciativas de desenvolvimento regional e redução das chamadas assimetrias entre os países do bloco.

VEJA MAIS

- Ouvimos que começa a ser discutido pelo Grupo Mercado Comum a criação de um Tribunal de Justiça. É justo que comecemos a discutir também a questão do Tribunal de Contas. Já temos o Focem, que logo, logo vai financiar mais de US$ 1 bilhão nos diversos países do bloco. Esses orçamentos tendem a aumentar consideravelmente e não há um sistema de fiscalização - observou Zambiasi, após apresentar o projeto.

De acordo com a proposta, que ele discutiu com integrantes do Tribunal de Contas da União, o novo tribunal seria um "órgão superior de controle externo, associado ao Parlamento do Mercosul, com autonomia financeira e administrativa, e responsável por auxiliar o parlamento na fiscalização de receitas e despesas dos organismos do Mercosul".

O projeto será examinado pelas comissões do Parlasul, antes de seguir para o Plenário.

Marcos Magalhães / Agência Senado



01/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi visita presidente do Tribunal de Contas do Estado

Mercosul poderá ter Tribunal de Contas

Antonio Carlos Júnior diz que contas de Jaques Wagner foram rejeitadas pelo relator no Tribunal de Contas do Estado

Senado faz convênio com Tribunal de Contas do RS

NA CPI, TRIBUNAL DE CONTAS AUXILIA NAS INVESTIGAÇÕES

Senadores homenageiam ex-presidente do Tribunal de Contas do MT