Segue para a Câmara projeto que aumenta possibilidade de desvinculação de cursos do Prouni



Após ser aprovado pela Comissão de Educação (CE), em decisão terminativa, foi encaminhado para a Câmara dos Deputados projeto de lei do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) destinado a garantir o nível de qualidade dos cursos universitários que estão oferecendo bolsas de estudo para alunos de baixa renda, no âmbito do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Pelo projeto (PLS 88/06), serão desvinculados do Prouni os cursos julgados de desempenho insuficiente em duas avaliações consecutivas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sem prejuízo para o estudante já matriculado.

Nos termos originais do programa, seriam necessárias três avaliações desse tipo para que o Ministério da Educação eliminasse qualquer curso.

Em sua justificativa, Raupp argumenta que, sendo o Sinaes de criação recente, cursos já reprovados nas avaliações do extinto Exame Nacional de Cursos, o Provão, bem como na primeira edição do Exame Nacional dos Estudantes (Enade) continuarão a ser beneficiados pelo Prouni nos próximos anos.

Raupp lembra que o Enade, um dos critérios mais objetivos do Sinaes, somente avalia as áreas de conhecimento a cada três anos. O senador citou, ainda, denúncias da imprensa de que cursos seguidamente reprovados no Provão e no Enade estão atualmenteparticipando do Prouni, oferecendo centenas de bolsas de estudo.

Para Raupp, tão importante quanto manter a oportunidade de acesso educacional à universidade, para estudantes de baixa renda por meio do Prouni, é assegurar um padrão de qualidade dos cursos que dele participam. O mesmo critério foi destacado pelo senador Leonel Pavan (PSDB-SC), relator do projeto na CE.



23/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO QUE CRIA O DIA DO INVENTOR SEGUE PARA A CÂMARA

Projeto que estimula ZPEs segue para a Câmara

PROJETO CONTRA RACISMO SEGUE PARA A CÂMARA

Aprovado projeto que aumenta possibilidade de crédito de IPI pelas indústrias

Aprovado projeto que aumenta a possibilidade de punição por lavagem de dinheiro

Projeto sobre mediação e arbitragem segue para a Câmara