Segurança de barragens e monitoramento hidrológico fecham participação da Ana em evento



Na última sexta-feira, 22 de novembro, encerrou-se o XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XX SBRH) em Bento Gonçalves (RS). No evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), a Agência Nacional de Águas (ANA) participou em sessões técnicas, painéis, conferências, mesas redondas, debates e eventos paralelos tanto com seus dirigentes quanto com especialistas em recursos hídricos e geoprocessamento.

 Em 21 de novembro, o superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA, Valdemar Guimarães, presidiu a mesa redonda sobre Rede Hidrometeorológica – Novas Tecnologias para Aquisição de Dados e os Paradigmas na Formação dos Novos Hidrometristas. Nela participaram os especialistas Paulo Gamaro, de Itaipu; Márcio Cândido, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM); Arthur Horowitz, da Universidade do Arizona (EUA); Fabrício Alves, da ANA; e Gré Lobo, do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

 Ainda no dia 21, a Agência Nacional de Águas participou –  com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) – da Assembleia Ordinária e Extraordinária da ABRH. Na ocasião, as duas instituições apresentaram a candidatura de Brasília para sediar o Fórum Mundial da Água de 2018. A capital federal concorre com a cidade de Copenhague, Dinamarca.

Outra mesa redonda presidida pela ANA, representada pela especialista Lígia de Araújo, foi sobre o tema A Política Nacional de Segurança de Barragens: Implicações e Mudanças Culturais Associadas. Também participaram do evento, em 20 de novembro, os palestrantes Teresa Viseu, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal e Euclydes Cestari Jr., da Companhia Energética de São Paulo (CESP). Como debatedores estiveram presentes Marcelo Miguez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Luiz Palmier, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); José Scarati Martins, da Universidade de São Paulo (USP), Rogerio Menescal, da Secretaria de Portos da Presidência da República; e Carlos Medeiros, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 Eventos paralelos

No dia 21, a Agência Nacional de Águas promoveu a mesa redonda "Avaliação em Sistemas de Gestão de Recursos Hídricos: Por que Fazer? Como Fazer". O evento foi presidido pelo diretor da ANA, Paulo Varella, e contou com o superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos da Agência, Luiz Noronha, como palestrante. Quatro especialistas foram convidados a debater sobre o assunto: a presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), Marilene Ramos; o professor da Universidade de São Paulo (USP), Rubem La Laina; o coordenador da Rede de Recursos Hídricos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Percy Soares; e o consultor Francisco Lobato.

 Em 20 de novembro, a ANA promoveu dois eventos paralelos ao XX SBRH, ambos com a temática da segurança de barragens. O primeiro tratou da Classificação de Barragens quanto ao Risco e ao Dano Potencial Associado e o segundo abordou a questão do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB). Em tais eventos, a Agência Nacional de Águas apresentou trabalhos realizados pela instituição, com assessoria técnica do Banco Mundial, em cumprimento a suas novas atribuições previstas pela Lei nº 12.334/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens.

 O Simpósio

 Em 2013 o XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos atingiu um número recorde de trabalhos técnicos inscritos, 1.343, superando a marca da edição de 2011 em Maceió (AL) em cerca de 50%. Além disso, a 20ª edição do evento foi a primeira a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo evento. A neutralização teve como objetivo conscientizar os participantes do Simpósio e as organizações participantes sobre suas responsabilidades no combate às mudanças climáticas.

 Os trabalhos foram selecionados e apresentados durante o Simpósio em sessões orais, mesas redondas, painéis, conferências, assembleias e visitas técnicas. Os seguintes temas foram apresentados por especialistas do Brasil, África do Sul, Austrália, Estados Unidos, França e Portugal: águas urbanas, ambientes costeiros, energia, engenharia de sedimentos, gestão de recursos hídricos, hidrologia subterrânea, hidrometria e Semiárido.

 Saiba mais sobre o Simpósio no site da Associação Brasileira de Recursos Hídricos

Fonte:
Agência Nacional de Águas



25/11/2013 18:12


Artigos Relacionados


Recursos Hídricos: Grupo de Monitoramento Hidrológico do Comitê de Bacia dos Rios Piracicaba, Capiva

Acordo irá promover atuação em segurança de barragens

CI aprova política nacional de segurança de barragens

Política Nacional de Segurança de Barragens aguarda votação na CI

Jorge Yanai defende regulamentação da segurança de barragens

Novo sistema vai estabelecer padrões de segurança para barragens