Segurança pública e Copa do Mundo são analisados por Serys



Os dois assuntos foram abordados pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) em discurso nesta sexta-feira (5), que os relacionou com recentes medidas que vão afetar positivamente seu estado, o Mato Grosso. Uma dessas medidas - comemorou a senadora -, diz respeito à escolha da capital, Cuiabá, como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, de acordo com anúncio feito pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) nesta semana.

- Esta será uma oportunidade de ouro para Cuiabá e para o meu estado, o Mato Grosso - afirmou Serys, para quem o campeonato mundial vai ser uma festa popular e não uma festa de cartolas, como vem sendo cogitado por alguns humoristas.

Ela disse considerar que a Copa será um momento favorável para a melhoria da infraestrutura local, com a pavimentação de ruas, construção de hotéis e de pontos de atração para o turista que visitará o estado. Em resposta ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que defendeu, em aparte, maiores investimentos em educação no estado do Mato Grosso, Serys disse que percebia avanços em várias políticas sociais no estado, como a própria educação e a saúde.

Pronasci

A senadora também aplaudiu a inclusão de seu estado no Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), coordenado pelo ministério da Justiça, o que fará com que Mato Grosso receba R$ 6,7 bilhões até o final de 2012. Ela salientou os principais eixos do programa: valorização dos profissionais de segurança pública, reestruturação do sistema penitenciário, combate à corrupção policial, com o envolvimento da comunidade, e, principalmente, ações de prevenção da violência.

Para a senadora, a maior vantagem da adesão de Mato Grosso ao Pronasci está na ênfase dada à prevenção da criminalidade juvenil, de modo a evitar que os jovens de 15 a 24 anos que estariam "à beira da criminalidade", acabem sendo seduzidos pelo crime organizado.

- Enfim, é muito grande e significativo o Pronasci para que a gente realmente dê a virada e acabe com esse problema da falta de segurança pública em Mato Grosso - avaliou a parlamentar.

Meio Ambiente e homofobia

Em seu discurso, Serys também destacou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira. A senadora defendeu o fim do modelo de exploração destruidor da natureza e sua substituição por um formato sustentável de produção, em especial no setor agropecuário. Ela solicitou a aprovação da PEC 115/95, que trata da proteção do Cerrado e do Pantanal, definindo o cerrado como patrimônio nacional.

A senadora ainda elogiou as iniciativas de Clóvis Arantes, de Cuiabá, que trabalha no combate à homofobia e em defesa dos direitos e da cidadania da comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. 



05/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


'A Copa do Mundo é nossa', diz Serys Slhessarenko ao defender Cuiabá como subsede da Copa de 2014

Rio Grande do Sul recebe equipamento de segurança para a Copa do Mundo

Divulgado Planejamento Estratégico de Segurança para Copa do Mundo 2014

Modelo de segurança para Copa do Mundo de 2014 é apresentado em encontro

Especialistas sugerem medidas de segurança para Copa do Mundo de 2014

Resolução integra ações de segurança para a Copa do Mundo de 2014