Seis MPs e dois projetos de lei interrompem votações no Senado



Seis medidas provisórias e dois projetos de lei interrompem o processo deliberativo no Senado. O primeiro item a trancar a pauta da ordem do dia da próxima terça-feira (24) é a MP 338/06, que abriu crédito extraordinário no valor de R$ 7.457.585.977,00 em favor de empresas estatais. Em seguida, vem o projeto de lei de conversão (PLV 4/07) à MP 335/06, editada para agilizar a regularização fundiária de terrenos da União.

De acordo com o relator do PLV 4/07, deputado federal André Vargas (PT-PR), a intenção do governo é acelerar a legalização da ocupação de terrenos da União - na maior parte deles residem famílias de baixa renda - ocorrida até a edição da MP 335/06. Estima-se que o processo vá beneficiar mais de 1,2 milhão de famílias. Nas alterações incorporadas à proposição, o relator teria procurado, segundo assinalou no parecer, facilitar aos beneficiários o primeiro registro no cartório de imóveis.

A regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) proposta pelo PLV 7/07, que alterou a MP 339/06, também está na lista de prioridades da ordem do dia. Ao elaborar seu parecer, a relatora na Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), decidiu focar na questão do controle social e na previsão de complementação de verbas da União para o fundo.

Quanto ao primeiro ponto, considerou fundamental a incorporação da participação da comunidade no acompanhamento da gestão financeira e educacional do Fundeb. Assim, estabeleceu a ampliação da participação da sociedade civil não só no acompanhamento, mas também na fixação de critérios mais rígidos para participação nos conselhos do Fundeb. Em relação à questão financeira, resgatou texto da Emenda Constitucional nº 53/06, que criou o Fundeb, ao definir contrapartida de recursos federais mínima de 10% do valor do fundo.

Os outros três PLVs que estão sobrestando a ordem do dia são os seguintes: PLV 5/07 (MP 353/07), que trata da revitalização do setor ferroviário; o PLV 6/07 (MP 341/06), que promove ajustes na área de recursos humanos do Poder Executivo; e o PLV 9/07 (MP 347/07), que constitui fonte de recursos adicional para ampliação de limites operacionais da Caixa Econômica Federal.

Trancam ainda a pauta de votações, por tramitarem em regime de urgência, o PLC 124/06, que estabelece incentivos fiscais para empresas que investem em projetos de pesquisa científica e tecnológica, e o PLC 10/07, que amplia as competências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para colaborar com o Ministério da Educação na formação inicial e continuada de professores do magistério e de nível superior.



20/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Bezerra apresentou uma PEC e seis projetos de lei no Senado

Senado já aprovou quatro dos seis projetos do "pacote ético"

OBRAS NO CONGRESSO NÃO INTERROMPEM VISITAS AO SENADO

Senado aprova dois projetos de lei da Câmara

Senado define projetos prioritários e planeja esforço para votações

Senado aprova dois projetos de regulamentação da Previdência