Semana da alimentação com 250 eventos no Rio Grande do Sul



Nesta segunda-feira (14) tem início a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul 2013. O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), traz o tema “Sistemas alimentares sustentáveis para a segurança alimentar e nutricional”.

O objetivo da Semana da Alimentação no RS é proporcionar espaços para que a comunidade gaúcha analise as mais diversas questões sobre segurança alimentar e nutricional. Relatório da ONU de 2012 aponta que 12% da população mundial (meio bilhão de pessoas) estava obesa. No Brasil, a obesidade atinge 12,5% entre os homens e 16,9% entre as mulheres, conforme dados do IBGE de 2011, e o excesso de peso é observado na metade da população. Outro dado que confirma a necessidade de repensar os hábitos alimentares é que as Doenças Crônicas não Transmissíveis - DCNT são responsáveis por 72% das causas de morte no Brasil.

As entidades promotoras estão organizando mais de 250 eventos entre seminários, encontros, feiras, palestras e oficinas em todo o estado. Além disso, em Porto Alegre estão previstas atividades especiais, como a Audiência Pública sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, e a exibição do filme “O Veneno está na Mesa”, no dia 16 de outubro.

Evento já tradicional no encerramento da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul, a Praça de Segurança Alimentar e Nutricional reunirá diversas instituições junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha, no domingo (20). No local, a Emater/RS-Ascar irá apresentar a exposição Biblioteca Viva, que traz mostra de sementes crioulas.

A Semana é coordenada por um conjunto de entidades promotoras, entre elas a Emater/RS-Ascar, e recebe a adesão de diversas organizações da sociedade civil e de governo, localizadas na capital e nos municípios do Rio Grande do Sul. Mediante essa parceria, a Semana da Alimentação RS constitui-se em um amplo conjunto de iniciativas que, ao abrigo da temática estabelecida anualmente pela FAO, propicia informações, formação, manifestações, estudos, debates e encaminhamentos a respeito da Segurança Alimentar e Nutricional e seus fundamentos principais, que são o Direito Humano à Alimentação Adequada e a Soberania Alimentar.

Fonte:
Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional



14/10/2013 15:42


Artigos Relacionados


Paraíba realiza eventos na Semana da Alimentação

Especialistas discutem Lei da Alimentação Escolar em Campo Grande (MS)

Etecs oferecem cursos para quem quer trabalhar em eventos de grande porte

Brasil precisa se preparar para garantir segurança em eventos de grande porte, diz especialista

Semana da Alimentação tem programação intensa

País tem semana de eventos científicos