Seminário apresenta perfil das quebradeiras de coco do Piauí
Entre os dias 5 e 6 de agosto, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) promove o I Seminário sobre o Extrativismo do Território dos Cocais: Divulgação da Pesquisa e Cadastramento das Quebradeiras de Coco, em Teresina (PI). O evento conta com parceria da Agência de Cooperação Alemã GTZ, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Fundação Banco do Brasil e Centro de Educação Popular Esperantinense (Cepes).
O objetivo do encontro é divulgar o resultado da pesquisa realizada sobre o perfil socioeconômico e produtivo das quebradeiras de coco babaçu do Território dos Cocais do Piauí. Durante o estudo, foram identificadas mais de 16 mil mulheres que quebram coco para consumo e comercialização da amêndoa.
Segundo Rejane Tavares, coordenadora estadual da GTZ, instituição responsável pela técnica e metodologia de realização da pesquisa, o foco do estudo foram as mulheres que comercializam e dependem dos produtos do babaçu para sobreviver. No total, foram cadastradas 9.468 mulheres em 12 municípios do território.
Os resultados da pesquisa vão fazer parte de um banco de dados para o MIQCB, que vai contribuir no estabelecimento de contratos com empresas privadas, permitindo que as quebradeiras possam definir o montante de sua produção e negociá-la coletivamente.
A programação do seminário está disponível para consulta no site do Incra.
Fonte:
Embrapa
11/08/2010 20:43
Artigos Relacionados
Mais de 16 mil quebradeiras de coco do Piauí foram cadastradas no Território da Cidadania
Inpe apresenta pesquisa sobre o perfil dos usuários da previsão do tempo
Ideli apresenta voto de repúdio por declarações de Paulo Zottolo contra o Piauí
Seminário apresenta Programa ABC em Curitiba
SEMINÁRIO APRESENTA EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO
Seminário apresenta curso do Pronera a agricultores do RS