Seminário Brasileiro de terras-raras recebe inscrições
O 2º Seminário Brasileiro de Terras-Raras será realizado no dia 29, na sede do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), no Rio de Janeiro. Os interessados em participar devem se inscrever antecipadamente.
O evento terá a participação de representantes do governo federal, do Poder Legislativo, de universidades, de centros de pesquisa e de setores da iniciativa privada interessados no tema. A programação completa será divulgada em breve.
Além do Cetem, respondem pela promoção do encontro a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME).
Terras-raras são elementos químicos que se encontram na produção de catalisadores, ímãs, ligas para baterias recarregáveis, corantes de vidro e cerâmicas de alta resistência, entre outros produtos de alta tecnologia. O mercado de produtos upstream (isto é, antes do refino) da cadeia de terras-raras movimenta anualmente cerca de US$ 4 bilhões. Já o mercado de produtos industrializados que as utilizam entre seus componentes chega a render cerca de US$ 4 trilhões.
A primeira edição do seminário ocorreu em dezembro de 2011. Esta segunda busca dar continuidade aos esforços no âmbito governamental, acadêmico e industrial para que se criem condições para a construção de bases para o desenvolvimento de uma cadeia de terras-raras no Brasil.
As inscrições devem ser feitas por e-mail com Rosely Romualdo. O Cetem fica na Avenida Pedro Calmon, 900, Cidade Universitária, Ilha do Fundão. As atividades serão realizadas das 9h às 16h.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
13/11/2013 08:58
Artigos Relacionados
Comissão debate exploração de terras raras
CCT debaterá pesquisa e exploração de terras raras
Terras-raras são tema da 17ª edição de Em Discussão!
Comissão debaterá exploração de terras-raras
Uberlândia recebe 5ª edição do seminário brasileiro da batata
CCT aprova relatório final da Subcomissão de Terras-Raras