Seminário consolida propostas brasileiras para o controle do tabaco
Redução de políticas que promovam e apóiem a cultura do tabaco, promoção de pesquisas, desenvolvimento de programas educacionais para trabalhadores e para fumicultores, remoção de barreiras para a diversificação à cultura do tabaco, regulação da indústria do tabaco. Estas são algumas das propostas do documento que o Brasil levará a 4ª Conferência das Partes (COP4) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), que se realiza em novembro, no Uruguai, com representantes de 168 países.
Essas e outras questões que compõem o documento foram discutidas durante seminário, encerrado nesta sexta-feira (6), em Brasília (DF), e que abordou os artigos 17 e 18 da Convenção-Quadro e que tratam do apoio a atividades alternativas à cultura do fumo e proteção do meio ambiente e saúde das pessoas envolvidas na atividade. O documento também destaca o monitoramento e a avaliação das ações por meio de informações sobre mercado, auditoria ambiental e impacto sobre a saúde.
Além disso, o texto com as recomendações brasileiras aponta para a promoção de oportunidades de meios de subsistência economicamente sustentáveis e desenvolvimento de mercado, particularmente em regiões nas quais o tabaco é cultivado.
O Brasil ratificou sua participação Convenção-Quadro em novembro de 2005, comprometendo-se a implementar medidas para o controle do tabaco, entre elas, o "apoio a atividades alternativas economicamente viáveis" à cultura do fumo (Artigo 17) e "proteção do meio ambiente e saúde das pessoas" na cultura do fumo (Artigo 18).
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Saiba mais sobre tabagismo no Portal Brasil.
11/08/2010 20:01
Artigos Relacionados
Metodologia brasileira para controle do tabaco é aprovada internacionalmente
Subcomissão debate Convenção-Quadro para o Controle do Uso do Tabaco
Paim alerta: é necessário discutir transição para o controle do tabaco
Prorrogado prazo para envio de propostas para áreas cultivadas com tabaco
CRE vai discutir com especialistas controle do uso do tabaco
Receita consolida normas sobre selo de controle de bebidas