Seminário debate cooperação jurídica internacional em casos de tráfico de pessoas



Para discutir boas práticas e formas de se fortalecer a cooperação entre países para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, o Ministério da Justiça realiza, nesta quarta-feira (30), o Seminário Cooperação Jurídica Internacional como Ferramenta no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O encontro vai reunir autoridades brasileiras, estrangeiras e representantes de organismos internacionais a partir das 9 horas, no auditório Tancredo Neves do Ministério da Justiça. As discussões serão transmitidas pela internet.

O objetivo é dinamizar processos de cooperação jurídica envolvendo o Brasil e demais países na temática do tráfico internacional de pessoas, um crime complexo e transnacional, além da oportunidade de discutir formas de facilitar a cooperação internacional tanto em matéria civil, quando as vítimas de tráfico pedem indenizações, por exemplo, quanto em matéria penal, para a repressão ao crime e condenação das organizações criminosas que atuam na exploração de pessoas.

No Brasil, o enfrentamento ao tráfico de pessoas é articulado pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça. O órgão coordena a Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, formada por diversas instituições do Governo Federal, pelos governos estaduais, pelos poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e sociedade civil.

Atualmente essa rede conta com seis postos avançados de enfrentamento ao tráfico de pessoas e 15 núcleos. Em 2011, foram investidos R$ 3,8 milhões para a abertura de seis novos núcleos, que tem como função articular, estruturar e consolidar, a partir dos serviços e redes existentes, uma rede estadual de referência e atendimento às vítimas do tráfico de pessoas. Os postos avançados, por sua vez, estão situados nos principais locais de entrada e saída do Brasil para a recepção a pessoas deportadas e não-admitidas.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



29/05/2012 18:42


Artigos Relacionados


Seminário discute lavagem de dinheiro e cooperação jurídica internacional

Curso debate cooperação jurídica internacional

Seminário internacional discute enfrentamento ao tráfico de pessoas

Brasil quer fortalecer cooperação jurídica internacional gratuita

Proposta de Simon busca cooperação jurídica internacional para combate à criminalidade

Workshop debate cooperação jurídica entre países de fronteira