Seminário debate Plano de Desenvolvimento da Educação



Os dois primeiros dias do Seminário (15 e 16/10) serão sediados na Faculdade de Educação da USP, em São Paulo, e o terceiro (17/10), na Unicamp.

De 15 a 18 de outubro será realizado o “Seminário Itinerante: o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em Debate nas Universidades Estaduais Paulistas”. O evento vai abordar aspectos do Plano, lançado em abril deste ano pelo Ministério da Educação (MEC). A abertura será na Faculdade de Educação da USP, com as presenças do ministro da Educação, Fernando Haddad; e dos reitores Marcos Macari, José Tadeu Jorge e Suely Vilela, respectivamente da UNESP, Unicamp e USP, instituições promotoras.

Thereza Adrião, docente do Instituto de Biociências (IB), câmpus de Rio Claro, e uma das organizadoras do Seminário, explica que a idéia é reunir professores, pesquisadores, coordenadores de curso de pedagogia e diretores de escolas para analisar o PDE. “Durante sua elaboração houve pouca discussão aprofundada nas universidades e na sociedade civil”, destaca. “Por isso, vamos promover um amplo debate acadêmico a respeito das metas, ações e possíveis conseqüências para a educação brasileira”.

Os dois primeiros dias do Seminário (15 e 16/10) ocorrem na Faculdade de Educação da USP, em São Paulo. Na ocasião, serão discutidos os temas “Concepção do PDE” e o “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”. No dia seguinte (17/10), na Unicamp, será abordada as “Relações entre as esferas governamentais: novas formas de regulamentação presentes no PDE?” e o “PDE e a participação da sociedade civil”. O encerramento será no câmpus de Rio Claro, no dia 18, com a discussão dos temas “Mecanismos de indução à melhoria da educação presentes no PDE” e “PDE: como e quem financia”.

Entre as medidas que constam no PDE está a que regulamenta o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o piso nacional profissional para o quadro do magistério, normas para o desenvolvimento de estágios e o plano de metas para a educação básica.

Os debates deverão ser publicados em forma de livro. Além disso, serão transmitidos por videoconferência, ao vivo, para a USP de São Paulo e de Ribeirão Preto; para a Unicamp; UNESP de Rio Claro, Araraquara, Assis e Marília; e para o MEC, em Brasília. Posteriormente os vídeos ficarão disponíveis em streaming no endereço www.cecemca.unesp.br.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp

(C.C.)



10/10/2007


Artigos Relacionados


Serra debate com ministro da Educação plano de desenvolvimento do setor

CE realiza terceiro debate sobre Plano de Desenvolvimento da Educação

Seminário debate política de desenvolvimento do Nordeste

Suplicy aplaude Plano de Desenvolvimento da Educação

Seminário debate desafios para o desenvolvimento brasileiro

Ideli comemora lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação