Seminário discute a relação acadêmica com União Europeia
O seminário Mobilidade, Internacionalização e Inovação reúne em Brasília nesta quinta-feira, 17, e na sexta, 18, representantes das agências brasileiras de fomento à cooperação acadêmica e científica e da União Europeia.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou da abertura do encontro, destinado a discutir ações e propostas para intensificar a cooperação acadêmica e científica entre o Brasil e os países da União Europeia e as estratégias de internacionalização. Entre os temas debatidos estão o reconhecimento e o credenciamento de instituições de educação superior e experiências de pesquisa, ensino e inovação.
Segundo Mercadante, há no Brasil grande demanda por educação. Ele salientou que mais de 7 milhões de estudantes farão este ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que oferece acesso à educação superior. O ministro também apontou avanços no financiamento da educação pública, como a meta do Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso Nacional, que estabelece a fixação de 10% do produto interno bruto para investimento na área. E também destacou a aprovação da legislação que destina 75% dos royalties da exploração do petróleo e 50% do fundo social do pré-sal à educação.
O ministro lembrou que o Brasil já mantém acordos de cooperação com países da União Europeia e pediu que os documentos de intenções se tornem propostas concretas. “Esperamos que deste encontro surjam iniciativas ousadas e criativas”, disse.
Fonte:
Ministério da Educação
17/10/2013 17:43
Artigos Relacionados
Criminalização de imigrantes deve marcar relação entre Brasil e União Europeia, diz especialista
Jayme Campos pede mais empenho do governo em relação às restrições da União Européia contra a carne brasileira
Programa 'Diplomacia', da TV Senado, discute União Européia e Mercosul
Seminário debate cooperação em ciência e tecnologia entre Brasil e União Europeia
Patriota discute em Bruxelas parceria estratégica Brasil-União Europeia
Cúpula Brasil - União Europeia discute crise econômica internacional