Seminário discute balanço social das empresas no dia 11 na Assembléia



A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul lança oficialmente no dia 11 de julho o edital com as normas para participação no Prêmio de Responsabilidade Social 2002, com a realização do II Seminário Balanço Social no Plenarinho da Assembléia Legislativa a partir das 9h30min, com participação do Instituto Ethos, Ibase, Grão Social, Fiergs, CAT, Trensurb e Corpo de Bombeiros Voluntários de Estância Velha.

Criado no ano de 2000, através da Lei 11.440, o prêmio é concedido anualmente e tem por objetivo estimular e valorizar as ações de melhoria social promovidas pelo setor empresarial, além de incentivar mais empresas, seus funcionários e seus familiares a envolverem-se com a superação dos problemas sociais. Naquele ano, 21 empresas gaúchas encaminharam seus balanços sociais, já no ano seguinte, em 2001, este número aumentou para 88 e com o crescimento das discussões sobre responsabilidade social a expectativa é de que neste ano uma quantidade ainda mais expressiva de empresas participem do evento.

A premiação assegura o Certificado de Responsabilidade Social a todos os participantes que enviarem seus balanços sociais à Assembléia Legislativa até o dia 31 de julho.
Divididas entre empresas de pequeno porte(faturamento anual de até 10 milhões de reais), médio (faturamento anual entre 10 e 100 milhões de reais) e grande (faturamento anual acima de 100 milhões de reais), aquelas que mais se sobressaírem em sua área de atuação serão agraciadas com o Troféu Destaque RS. Os demonstrativos das ações sociais não precisam necessariamente seguir um modelo específico de balanço social, embora o site da Assembléia – www.al.rs.gov.br – disponibilize um modelo para facilitar a participação especialmente das pequenas e médias empresas.

A análise dos balanços ocorre através de critérios quantitativos, onde são observados indicadores externos, como investimentos em cidadania, meio ambiente e geração de empregos e indicadores internos, como benefícios sociais, capacitação profissional, participação nos resultados, segurança, higiene no trabalho e número de idosos e deficientes físicos no quadro funcional. Também é feita uma análise qualitativa do balanço, examinando-se o mérito das ações sociais desenvolvidas pela empresa. São considerados contra-indicadores o número de acidentes do trabalho e autuações por violação de normas de proteção ambiental e trabalhistas.

A comissão julgadora é composta por representantes da Fiergs-SESI, Federasul, Fecomércio, Central Autônoma dos Trabalhadores, Fórum de Reitores, Conselho Regional de Contabilidade, Grão Social Cidadania Empresarial e Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas.


II Seminário Balanço Social:
demonstrativo das empresas socialmente responsáveis

Data: 11 de julho de 2002
Hora: 9h30min
Local: Plenarinho da Assembléia Legistiva do RS
Pça da Matriz s/nº - Porto Alegre/RS

EVENTO GRATUITO


PROGRAMAÇÃO:

9h30min - Abertura
10h - "Responsabilidade Social: transformação social aliada a
sustentabilidade das empresas"
Paulo Itacarambi/Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade
Social
10h30min - Lançamento Prêmio Responsabilidade Social RS -
Dep. Sérgio Zambiasi
Lançamento Prêmio Balanço Social - Ibase/Ethos/Fides/
Abamec/Aberje
11h - Intervalo
11h15min - "Como agregar valor aos negócios com o Balanço Social"
Ciro Torres/ Ibase
11h45min - "A Responsabilidade Social na visão da sociedade"
Stemac / Trensurb / CAT / Soc. Civil Corpo de Bombeiros
Voluntários Estância Velha
12h30min - Encerramento






07/09/2002


Artigos Relacionados


Câmara França-Brasil relata à Assembléia obrigatoriedade do balanço social

SUASSUNA PROPÕE QUE EMPRESAS APRESENTEM BALANÇO SOCIAL

Instituições lançam Prêmio Nacional Balanço Social durante evento na Assembléia

Empresas poderão divulgar anualmente Balanço Social Empresarial

Balanço social mostra o que as empresas fazem pela comunidade

Assembléia se preocupa com a responsabilidade social das empresas