Instituições lançam Prêmio Nacional Balanço Social durante evento na Assembléia
Para o Instituto, a empresa com responsabilidade social é aquela que se preocupada com o impacto social e ambiental, desenvolvendo políticas de mudança de comportamento. Segundo Itacarambi, três princípios básicos devem ser seguidos pelas empresas interessadas em atuar com responsabilidade social: qualidade, ética e transparência. Preservar a qualidade nas relações com as partes interessados (comunidade, consumidor, governo) é fazer um resgate social, dividindo as responsabilidades com o governo, colocando a economia a serviço da comunidade. "A ética é um princípio básico para o exercício da responsabilidade social, e a transparência pode ser considerada como a alma do negócio", acentuou. É a partir do ato de divulgação que a sociedade passa a conhecer as ações desenvolvidas pela empresa, conclui Itacarambi.
A Ethos fez o lançamento do Prêmio Nacional Balanço Social, realizado em parceria com o Ibase, Ethos, Fides, Abamec, Aberje. Este prêmio tem como objetivo estimular, reconhecer a produção do balanço social e promover um processo de aprendizagem da prática de responsabilidade social. Para participar as empresas devem enviar o balanço social 2001 publicado junto ao balanço financeiro até o dia 30 de agosto. Será premiado o melhor balanço por Região, e três destaques: Nacional, Ambiental e Micro e Pequenas Empresa. Serão avaliados os critérios de consistência, credibilidade e comunicação.
07/11/2002
Artigos Relacionados
Seminário discute balanço social das empresas no dia 11 na Assembléia
Câmara França-Brasil relata à Assembléia obrigatoriedade do balanço social
Empresários apóiam Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia
Lançado o Prêmio Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa
Assembléia entrega Prêmio de Responsabilidade Social em novembro
Assembléia continua recebendo adesões ao Prêmio de Responsabilidade Social