Instituições lançam Prêmio Nacional Balanço Social durante evento na Assembléia



O representante do Instituto Ethos, Paulo Itacarambi foi um dos palestrantes do II Seminário Balanço Social: o demonstrativo das empresas socialmente responsáveis, promovido esta manhã pela Assembléia Legislativa. Itacarambi falou sobre a "Responsabilidade Social: transformação social aliada a Sustentabilidade das Empresas". Com 623 empresas filiadas, o Instituto Ethos é uma organização sem fins lucrativo que atua junto a empresa de todos os segmentos. O seu objetivo é trabalhar com empresas que tenham uma concepção de responsabilidade social, e que desenvolvam trabalhos junto à comunidade.

Para o Instituto, a empresa com responsabilidade social é aquela que se preocupada com o impacto social e ambiental, desenvolvendo políticas de mudança de comportamento. Segundo Itacarambi, três princípios básicos devem ser seguidos pelas empresas interessadas em atuar com responsabilidade social: qualidade, ética e transparência. Preservar a qualidade nas relações com as partes interessados (comunidade, consumidor, governo) é fazer um resgate social, dividindo as responsabilidades com o governo, colocando a economia a serviço da comunidade. "A ética é um princípio básico para o exercício da responsabilidade social, e a transparência pode ser considerada como a alma do negócio", acentuou. É a partir do ato de divulgação que a sociedade passa a conhecer as ações desenvolvidas pela empresa, conclui Itacarambi.

A Ethos fez o lançamento do Prêmio Nacional Balanço Social, realizado em parceria com o Ibase, Ethos, Fides, Abamec, Aberje. Este prêmio tem como objetivo estimular, reconhecer a produção do balanço social e promover um processo de aprendizagem da prática de responsabilidade social. Para participar as empresas devem enviar o balanço social 2001 publicado junto ao balanço financeiro até o dia 30 de agosto. Será premiado o melhor balanço por Região, e três destaques: Nacional, Ambiental e Micro e Pequenas Empresa. Serão avaliados os critérios de consistência, credibilidade e comunicação.

07/11/2002


Artigos Relacionados


Seminário discute balanço social das empresas no dia 11 na Assembléia

Câmara França-Brasil relata à Assembléia obrigatoriedade do balanço social

Empresários apóiam Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia

Lançado o Prêmio Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa

Assembléia entrega Prêmio de Responsabilidade Social em novembro

Assembléia continua recebendo adesões ao Prêmio de Responsabilidade Social