Seminário discute comunicação no serviço público
O Congresso Nacional vai debater, entre os dias 12 e 14, a "Comunicação nos três Poderes". O evento, promovido pela empresa Mega Brasil Comunicação, acontecerá na Câmara dos Deputados. Serão realizadas cinco conferências, 15 palestras temáticas e cinco visitas técnicas, sendo uma delas à Secretaria Especial de Comunicação Social (SECS) do Senado. O diretor da SECS, Armando Rollemberg, participará do encontro.
O seminário começa na terça-feira (12), às 9h30, e tem como convidado especial o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo. A conferência de abertura será feita pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, e tratará dos "Erros e acertos da comunicação na vida democrática". Ainda na manhã de terça, será debatido o tema "Jornalismo e poder - as lições da crise" com Josemar Gimenez, diretor de redação dos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas; Fernando Rodrigues, repórter da Folha de S. Paulo; e Romário Schettino, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.
Um dos convidados para os painéis temáticos da tarde é o consultor Bill Cox, presidente da agência européia Management & Excellence, que trata de estudos relacionados com comportamentos éticos e governança corporativa. Ele falará sobre o impacto da reputação no desenvolvimento de uma nação e apresentará estudo inédito a respeito da reputação dos países da América Latina, incluindo o Brasil.
Na quarta-feira (13), o diretor de Comunicação da Câmara dos Deputados, William França, fará conferência, às 9h30, com o título "Reflexões sobre um novo papel para a comunicação do serviço público brasileiro". Às 10h30, o diretor de Comunicação Social do Senado, Armando Rollemberg, debaterá com outros especialistas da área o tema "Como dar um passo à frente na comunicação do serviço público brasileiro". Serão feitas visitas técnicas, entre 15h e 18h, às secretarias de comunicação da Câmara, do Senado, da Presidência da República, da Embrapa e do Exército. Antes, porém, haverá a realização de painel sobre Imprensa Legislativa, com o tema "O desafio de vencer preconceitos e informar a sociedade com isenção e imparcialidade".
Na quinta-feira (14), será discutida, entre outros assuntos, a atuação das assessorias de comunicação de órgãos públicos e como esse trabalho deve ser feito para mostrar as conquistas nas áreas científica, política e energética. Além disso, haverá o painel "Como a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) está trabalhando a imagem do Brasil no exterior". A conferência de encerramento tratará de limites e responsabilidades dos comunicadores e das autoridades na campanha eleitoral.
O evento será realizado no auditório Nereu Ramos e conta com o apoio da ABI, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Conselho Federal de Relações Públicas, da Associação Brasileira das Agências de Comunicação e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
11/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Seminário discute comunicação social
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO LEGISLATIVA TEVE BOA AVALIAÇÃO DO PÚBLICO
Diretores do Senado e da Câmara defendem comunicação no serviço público como instrumento de cidadania
CDH discute segurança no trabalho no serviço público
Seminário em Brasília debate cotas no serviço público federal
Fórum discute programas de qualidade de vida no serviço público