Seminário discute pirataria no país



Tributação e a prática de pirataria no Brasil. Este é o tema do seminário que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza nesta quarta-feira (27), com a presença de oito expositores, entre eles o secretário executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça, André Luiz Barcellos.

O seminário será dividido em duas partes: a primeira, das 9h10 às 11h, irá abordar as consequências nacionais e internacionais do consumo de produtos piratas no Brasil. A segunda, que vai das 11h10 às 13h, discutirá a tributação em relação aos produtos piratas.

Foram convidados para o seminário, além de André Luiz Barcellos, o representante da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual José Henrique Werner; o especialista em Direito Tributário Eduardo Jardim; o diretor da United States Patent and Trademerk Office, Dorian Mazurkevich; a diretora do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, Patrícia Blanco; o diretor geral da Som Livre, Leonardo Ganem; o advogado Dalton Miranda, da Sênior de TozziniFreire Advogados; e o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ).

A autoria do requerimento para a realização do seminário é dos senadores Roberto Cavalcanti (PRB-PB); Sérgio Zambiasi (PTB-RS); Cristovam Buarque (PDT-DF); Rosalba Ciarlini (DEM-RN); Gilberto Goellner (DEM-MT); Raimundo Colombo (DEM-SC); Wellington Salgado (PMDB-MG) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

A indústria da pirataria movimenta milhões de reais. A venda de produtos piratas toma conta das ruas, praças e feiras em todo país. CDs, DVDs, relógios de pulso e programas de softwares são os itens mais procurados. A ilegalidade prejudica tanto os cofres públicos - que deixam de arrecadar impostos - quanto fábricas legalmente instaladas, além de artistas, cantores e compositores. Os consumidores também são atraídos para a compra de produtos piratas de vestuário e calçados, com destaque para os tênis.

25/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE promoverá seminário sobre pirataria

Seminário sobre pirataria reunirá 60 juízes

CE discute pirataria na indústria

Presidente da CE diz em seminário sobre propriedade intelectual que pirataria "atingiu níveis inaceitáveis"

Seminário discute discriminação no trabalho

Seminário no Rio discute as Olimpíadas de 2016