Seminário discute planos de educação estaduais e municipais
No seminário, que começou na segunda-feira (5) e termina nesta terça-feira (6), estão em pauta as bases para o processo de elaboração, acompanhamento e avaliação dos planos estaduais e municipais de educação. O evento reúne dirigentes e técnicos do Ministério da Educação, secretários estaduais de educação, professores, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, de organismos internacionais e de instituições da sociedade civil ligadas à educação.
Alguns estados e municípios já elaboraram os seus planos decenais de educação, mas a grande maioria ainda está na fase inicial do processo. Por isso, participantes do seminário consideraram importante a realização do evento, já que foi possível colher experiências e subsídios para que as secretarias estaduais e municipais de educação possam implantar os respectivos planos.
A Constituição de 1998 determinou a elaboração do Plano Nacional de Educação com o objetivo de erradicar o analfabetismo, universalizar o atendimento escolar e melhorar a qualidade de ensino em todo o país. Somente em janeiro deste ano é que o PNE foi regulamentado pela lei n° 10.172, obrigando estados, municípios e o Distrito Federal a elaborarem planos decenais correspondentes, em consonância com o PNE.
06/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Seminário debate planos nacional, estaduais e municipais de educação
Seminário discute elaboração dos planos municipais de saneamento
Novo livro do IPT discute planos diretores municipais
Comissão discute planos municipais de gestão de resíduos sólidos
Comissão de Educação analisa participação da União no financiamento de universidades estaduais e municipais
Educação: Seminário discute educação integral