Comissão de Educação analisa participação da União no financiamento de universidades estaduais e municipais



A Comissão de Educação deverá votar nesta terça-feira (13) projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) que inclui entre as incumbências da União participar, supletivamente, do financiamento das instituições de educação superior mantidas pelos estados. A relatora, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), apresentou voto favorável à matéria, com emenda que prevê o financiamento pelo governo federal dos cursos universitários mantidos por municípios.

O objetivo central do projeto (PLS 2/07) do senador Osmar Dias é viabilizar a expansão da oferta de vagas gratuitas na educação superior e melhorar a qualidade dos cursos e dos programas mantidos pelas instituições de ensino estaduais e municipais. Além de visar a democratização do acesso, a proposta também busca expandir as oportunidades educacionais.

"A medida não implica na criação de despesa de caráter continuado para a União, razão pela qual não colide com normas de responsabilidade fiscal. Por conta dessa condição, ela pode servir, de maneira flexível, a planos e estratégias conjunturais, mediante o acionamento do regime de colaboração na área educacional, respaldado na própria Constituição", explica Rosalba, em seu relatório.

O projeto tramita na CE em decisão terminativa.

Programa Nacional do Livro

Outra matéria que poderá ser analisada é o projeto da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) que estabelece normas para o processo de execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). De acordo com o projeto, ambos os programas serão financiados com recursos do orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O objetivo da medida é prover os alunos das escolas públicas do ensino fundamental de todo o país, de forma universal e gratuita, de livros escolares e de outros materiais didáticos de qualidade. Além dos estudantes, também são beneficiários os professores. Os alunos com deficiência visual total também são contemplados com a transcrição das obras para o braile.

A matéria recebeu voto favorável do relator, senador Marco Maciel (DEM-PE).

Se o projeto (PLC 38/06) for aprovado pela CE e pelo Plenário sem alterações, será encaminhado à sanção presidencial. Caso os senadores promovam alguma alteração, voltará para nova análise dos deputados. 



09/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova participação da União no financiamento de universidades estaduais

Osmar Dias defende participação da União no financiamento das universidades estaduais

Reitores pedem maior ajuda da União a universidades estaduais e municipais

João Claudino prega maior participação da União no financiamento da educação básica

Comissão analisa ajuda da União à educação nos estados e municípios

Universidades estaduais poderão ter verbas da União