Seminário discute soluções para os gargalos que prejudicam as exportações
Em homenagem aos 200 anos da abertura dos portos brasileiros às nações amigas, será realizado nesta terça-feira (25), a partir das 9h, no auditório Petrônio Portela, o Seminário Legislativo de Portos, Integração Multimodal e Comércio Exterior. O objetivo do seminário é discutir soluções para a modernização dos portos e a eliminação de gargalos que prejudicam as exportações brasileiras.
O seminário será constituído de três painéis temáticos: A Eficiência Portuária; Desafios do Transporte Hidroviário; e o Porto no Contexto da Multimodalidade. A realização do evento é do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) - Diretoria Aquaviária. Coube ao deputado Edinho Bez (PMDB-SC) a iniciativa para a realização do evento.
O seminário, segundo os organizadores, inaugura uma série de debates que acontecerão, ao longo do ano, nas administrações portuárias e hidroviárias e nas diversas empresas públicas e autarquias ligadas ao comércio exterior, transportes e agricultura. Na pauta, a discussão de questões portuárias e hidroviárias com o objetivo de reduzir os obstáculos às exportações.
Na ocasião, será lembrado, também, o bicentenário de criação do Corpo de Fuzileiros Navais, no dia 7 de março de 1808, data em que aportou no Rio de Janeiro a Brigada Real da Marinha Portuguesa.
Foram convidados para o evento várias autoridades, entre as quais os governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, José Serra e Sérgio Cabral, além dos ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge.
24/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Seminário em SP discute soluções para problemas de energia elétrica
Arlindo diz que subsídios europeus e americanos prejudicam exportações brasileiras de leite
Seminário do PPS debateu soluções para IPE
CAS DISCUTE SOLUÇÕES PARA O MUSEU EMÍLIO GOELDI
ONG contra burocracia quer participação do Senado em seminário que discutirá soluções para o Brasil
Presidente discute soluções para seca no Nordeste com ministro da Integração Nacional