Seminário marca 15 anos de programa educacional
Assentados da reforma agrária, servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), professores e alunos do curso de especialização Residência Agrária da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participaram neste sábado (5) do Primeiro Seminário do Curso de Residência Agrária, realizado no assentamento de Eldorado, no município de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul.
O evento faz parte da comemoração dos 15 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e teve como objetivo compartilhar parte do curso, iniciado em maio de 2013.
A especialização abrange duas linhas temáticas: “Agroecologia e sustentabilidade na produção agrícola, pecuária, atividades pluriativas e manejo de recursos naturais nos assentamentos rurais” e “Uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural”.
O curso é organizado em junto ao PRONERA e prevê diálogos com a pesquisa, o ensino e a extensão, com ênfase em agroecologia, produção e extensão rural, por meio de projetos e subprojetos de diversas áreas do conhecimento em parceria com a Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias - ITESS, setor da Pró-Reitoria de Extensão da UFGD.
Para Celso Cestari, superintendente do Incra-MS, o êxito da reforma agrária no estado deverá estar atrelado à realização de parcerias. “Com as universidades, para capacitação dos trabalhadores e para implantação de inovações tecnológicas; com o Estado e as prefeituras, para provisão de serviços de Saúde, Educação, abastecimento de água, manutenção de estradas. Condições essenciais para que o assentado permaneça morando e produzindo em seu lote”, explica o superintendente.
Fonte:
08/10/2013 17:19
Artigos Relacionados
Seminário marca 15 anos do Pronera no RS
Seminário marca os 34 anos da Lei de Anistia
Seminário marca 10 anos da lei sobre sistema de unidades de conservação
Alberto Silva pede ao governo programa educacional para crianças de dois a seis anos
Solenidade marca os 10 anos do Programa Luz para Todos
Cristovam Buarque participa de seminário sobre Lei de Responsabilidade Educacional