Senado abre exposição com fotos das montanhas do Tumucumaque



O Senado abriu nesta terça-feira (29) a sua segunda Exposição do Meio Ambiente, antecipando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), em que são mostradas fotos das montanhas do Tumucumaque, a maior área protegida em faixa tropical do planeta, localizada no estado do Amapá. As fotos são de Zig Koch Cavalcanti, fotógrafo reconhecido por seu trabalho voltado para a natureza. A exposição estará aberta até o próximo dia 11, na Biblioteca do Senado, das 8h às 18h30.

Ao mesmo tempo, foi aberta na Senado Galeria uma mostra de peças de artesanato confeccionadas por filiados daAssociação dos Artesãos do Meio Ambiente (Reciclã), entidade que trabalha para difundir a conscientização ambiental, empregando material reciclado nos seus trabalhos. A exposição é uma parceria do Senado com a WWF-Brasil e a Reciclã.

As fotosapresentam as belezas inexploradas do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e de indígenas de uma reserva localizada ao lado do Parque. Foram feitas em agosto de 2005, durante expedição científica ao Rio Jari, dentro do Parque, promovida pela WWF-Brasil, Ibama e Funai. O Tumucumaque, criado em 2002, tem 4 milhões de hectares.

Ao participar da abertura da exposição, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, observou que as ações individuais são tão importantes quanto os atos de governos na preservação do planeta.

Já o senador Sibá Machado (PT-AC), também integrante da comissão, perguntou: "Por que todas as pessoas não fecham a torneira enquanto escovam os dentes? Se todos fizessem isso, muita água pura seria economizada", observou.

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que também integra a Comissão de Meio Ambiente, manifestou-se preocupada com o que virá após 2011, último ano do Protocolo de Kyoto.Serys embarca nesta sexta (1º), com outros parlamentares, para Berlim, Alemanha, onde participará de reuniões parlamentares do grupo G8+5 - países ricos maisemergentes, entre eles o Brasil e México.

Participaram ainda da abertura da exposição o diretor da Secretaria de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghbi, o superintendente de Conservação de Programas Regionais do WWF-Brasil, Cláudio Maretti; a presidente da Comissão Especial Programa Senado Verde, Mariângela Gonçalves Cascão; e Henrique Vilaverde, presidente da Reciclã. Mariângela lembrou que o Senado tem dado exemplo de conservação ambiental, como a redução de 57,5% no consumo de energia elétrica durante o 'apagão' de 2001.

29/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo destaca exposição de fotos sobre Parque do Tumucumaque

Exposição de fotos abre projeto Talentos do Senado

Senado abre exposição com fotos marcantes de 2013

Senado inaugura exposição '100 fotos de 2012'

Vídeo | Exposição no Senado mostra '100 fotos de 2012'

Exposição traz fotos do cerrado para o Senado