Senado apresenta história de sua biblioteca ao público da Feira Pan-Amazônica do Livro



O público de Belém teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Senado na noite desta quinta-feira (21), na 10ª Feira Pan-Amazônica do Livro, quando a Biblioteca da Casa promoveu o lançamento do livro Biblioteca Luiz Viana Filho - 180 anos de história viva, realizado no estande da instituição.

- O livro é maravilhoso. É um privilégio termos uma publicação como essa na nossa feira - afirmou o secretário de Cultura do Pará, Paulo Chaves, responsável pela organização do evento.

A publicação - que conta a história e apresenta as principais obras raras da Biblioteca do Senado - se destaca por registrar o progresso da arte de editar livros. Com acabamento gráfico refinado, a obra traz um catálogo de mais de cem títulos com valor literário e artístico publicados desde 1633.

- Com essa publicação, oferecemos algo a quem vê o livro como um produto cultural transcendental, que traz um testemunho do seu tempo e do seu autor. Não é sem motivo que bibliófilos têm interesse na obra, já que grande parte dos livros nela descritos são raridades em todo o mundo - afirmou a diretora-adjunta da Biblioteca do Senado, Stelina Pinha, que também coordena a comissão que organiza as comemorações dos 180 anos da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, uma das mais antigas do país.

Como a biblioteca acompanha o Senado desde a independência do Brasil, a leitura do livro lançado em Belém permite compreender o desenvolvimento institucional e do país, tendo em vista que o acervo e a manutenção da informação variaram de acordo com o momento econômico e político nacional.

Segundo Stelina, o trabalho da comissão tem como objetivo ainda fazer um levantamento completo da história da Biblioteca e, com essas informações, aprimorar o conhecimento sobre o órgão, melhorando o atendimento, serviços e produtos para seus usuários.

Além do secretário de Cultura, o evento teve a presença da imprensa local, de autoridades da Assembléia Legislativa do Pará e da presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 2ª Região (que engloba Pará, Amapá e Tocantins), Marly Brito.



22/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Livro sobre história das eleições será lançado na Biblioteca do Senado

Senado participa da 11ª Feira Pan-Amazônica do Livro

SENADO É DESTAQUE NA FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO

Senado é uma das principais atrações da 8ª Feira Pan-Amazônica do Livro

Senado participa da 5ª Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém

I FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO TERÁ ESTANDE DO SENADO