Senado aprova acordo Brasil/Uruguai para construção de ponte sobre o Rio Jaguarão



O Senado aprovou, nessa quinta-feira (26), projeto de decreto legislativo celebrando acordo entre o Brasil e o Uruguai para a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, nas proximidades das cidades de Rio Branco, no Uruguai e Jaguarão no Brasil. O acordo prevê ainda a recuperação da atual ponte Barão de Mauá, ligando as duas cidades, para adequá-la melhor ao tráfego internacional de passageiros e de carga.

Ao encaminhar a votação, o relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS), manifestou sua satisfação diante da aprovação do decreto legislativo que garante a recuperação da ponte Barão de Mauá - de reconhecido valor histórico e arquitetônico - bem como a construção de uma segunda ponte ligando o Brasil ao Uruguai que terá impacto econômico positivo para o estado do Rio Grande do Sul e para todo o Brasil.

Pelo acordo, Brasil e Uruguai arcarão, cada um, com 50% dos investimentos relativos a cada uma das obras. Quanto aos custos referentes às desapropriações em cada território, eles serão da responsabilidade exclusiva da parte respectiva, segundo suas legislações externas.

Simon observou ainda que o reforço da ligação rodoviária entre Brasil e Uruguai servirá para incrementar o fluxo comercial e integrar os dois países, fortalecendo o Mercosul, objetivo prioritário de ambos os países.



26/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova acordo para construção de ponte entre Brasil e Argentina

Comissão aprova acordo para construção de nova ponte entre Brasil e Paraguai

Senado aprova nova ponte entre Brasil e Uruguai

CRE aprova acordo entre Brasil e Uruguai

TCU aprova construção de ponte sobre Rio São Francisco

Plenário aprova acordo entre Brasil e Uruguai na área da saúde