CRE aprova acordo para construção de ponte entre Brasil e Argentina
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (20), um projeto de decreto legislativo que ratifica um acordo entre Brasil e Argentina para a construção de uma ponte internacional sobre o Rio Peperi-Guaçu. A ponte ligará as cidades de Paraíso, em Santa Catarina, e San Pedro, na Argentina.
O acordo, assinado em 31 de janeiro de 2011, foi enviado ao Congresso Nacional, por meio da Câmara dos Deputados, que elaborou o projeto de decreto legislativo. O projeto foi aprovado pela Câmara e seguiu à CRE do Senado como o PDS 40/2013. A relatoria foi entregue ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC).
Pelo acordo, busca-se ampliar a integração física entre os dois países. A ponte internacional vai permitir a interconexão da BR-282, em Santa Catarina, com a Rodovia Nacional 14, na província de Misiones, na Argentina. Segundo o acordo, os custos para elaboração dos estudos, projetos e da construção da ponte serão compartilhados entre Brasil e Argentina.
Para o relator, a ligação terrestre entre os países é uma questão vital para a economia regional e trará benefícios a iniciativas de integração do Brasil no âmbito do Mercosul.
- O incremento do fluxo comercial e das populações fica muitas vezes dificultado pela inexistência de ligações rodoviárias e pelas más condições das ligações hidroviárias – afirmou Luiz Henrique.
O PDS 40/2013 segue agora para a deliberação do plenário do Senado.
20/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão aprova acordo para construção de nova ponte entre Brasil e Paraguai
Aprovada construção de nova ponte entre Brasil e Argentina
Senado aprova acordo Brasil/Uruguai para construção de ponte sobre o Rio Jaguarão
Projeto aprova texto de acordo entre Brasil e Argentina para intercâmbio de estagiários
CRE aprova acordo entre Brasil e Argentina de regularização de imigrantes
Senado aprova projeto que referenda acordo de cooperação na área de defesa entre Brasil e Argentina