SENADO APROVA CRÉDITO PARA HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS



Com parecer favorável do senador José Alencar (PMDB-MG), aprovado anteriormente pela CAE, o plenário do Senado autorizou hoje (dia 13) a União a contratar operação de crédito externo no valor de oito milhões de libras esterlinas junto ao banco HSBC. Os recursos serão empregados no financiamento de 85% dos equipamentos de laboratórios de pesquisa e material muldisciplinar de laboratório das instituições federais de ensino superior e hospitais universitários.
O material será fornecido pela empresa Philip Harris International, no âmbito do Programa de Modernização e Consolidação da Infra-estrutura Acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior e Hospitais Universitários, que visa à aquisição de equipamentos nacionais e importados, com as respectivas instalações e treinamentos. Conforme o relator, o reequipamento a ser promovido pelo Programa terá custo financeiro "relativamente baixo", à taxa de juros de 5,59% com prazo de retorno de 8,5 anos.
RETIFICAÇÃOA autorização para que a União realize operação de crédito no valor de US$ 44 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), já concedida pelo Senado através do Projeto de Resolução nº 58, de 1999, foi alterada hoje (dia 13) pelo plenário em um único item. O projeto promulgado previa que a Comissão de Compromisso de até 0,75% a.a. sobre o saldo não desembolsado do financiamento seria contado a partir de 60 dias após cada desembolso. Como esclareceu o autor da modificação, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), a Comissão "deveria ser contada 60 dias após a assinatura do contrato, visto que a taxa é destinada a estabelecer remuneração sobre os recursos não desembolsados". A retificação, portanto, incide exclusivamente sobre o prazo de entrada em vigor da Comissão de Compromisso.

13/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE APROVA CRÉDITO EXTERNO PARA HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

Senado aprova criação de empresa para administrar hospitais universitários

CAE APROVA EMPRÉSTIMOS DE 3,2 MILHÕES DE EUROS PARA HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

CAS aprova internações pagas em hospitais universitários

PLENÁRIO APROVA EMPRÉSTIMOS EXTERNOS A HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

PLENÁRIO APROVA EMPRÉSTIMOS EXTERNOS A HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS