Senado aprova distrito agropecuário de Caracaraí



O Senado aprovou nesta terça-feira (dia 19) projeto do senador Romero Jucá (PSDB-RR) autorizando o Poder Executivo a criar, no município de Caracaraí, em Roraima, distrito agropecuário destinado a desenvolver atividades de agropecuária, colonização, turismo ecológico, mineração, preservação e pesquisa. A matéria agora vai ao exame da Câmara dos Deputados.

Romero Jucá (PSDB) destacou que o projeto consolida a busca de um desenvolvimento auto-sustentável para Caracaraí. Ele lembrou que em 1998, quando vários municípios do estado tiveram problemas com incêndios, foi iniciado um debate sobre a necessidade de buscar soluções para impulsionar a economia e gerar empregos nas cidades do interior a partir da destinação de recursos públicos planejados e direcionados.

Na opinião de Jucá, estes distritos agropecuários são o caminho. Manifestando sua satisfação pela aprovação da matéria, o senador lembrou que ainda restam cinco projetos a serem votados com o mesmo objetivo, entre eles o do distrito agropecuário de São João da Baliza.

- Confio que todos eles serão aprovados, inclusive na Câmara dos Deputados, para que Roraima possa ter uma base de desenvolvimento auto-sustentável no seu interior - disse o senador.

Entre os objetivos do distrito, estão a criação de um pólo de desenvolvimento agropecuário, aumento da oferta de alimentos nos mercados da Amazônia Ocidental, a diminuição dos custos de produção e comercialização de produtos agrícolas e extrativistas, assim como a criação de tradição agrícola e a geração de novos empregos na região.

Foi decidido que o Ministério do Planejamento, por meio da Suframa, fixará as diretrizes e normas pertinentes à seleção e avaliação da viabilidade técnica e financeira dos projetos a serem criados no distrito agropecuário.

Na mesma sessão, o Senado aprovou decretos legislativos renovando permissão para o funcionamento da Rádio Regional Comunicação, de Ribeirão Preto (SP), e para a Associação Comunitária e Cultural, de Poço das Trincheiras (AL). Os dois decretos vão agora à promulgação.

19/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova distrito agropecuário para Roraima

Aprovado novo distrito agropecuário em Roraima

Autorizada criação de distrito agropecuário em Roraima

Aprovado Distrito Agropecuário para Roraima

CCJ examina projeto que cria distrito agropecuário no Amapá

Projeto autoriza criação de distrito agropecuário no Amapá