Senado aprova indicações de diretores para a Ancine e ANP
Os senadores aprovaram, na sessão plenária desta quarta-feira (6), as indicações, pela Presidência da República, dos nomes de Leopoldo Nunes da Silva Filho para o cargo de diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e de Victor de Souza Martins para a diretoria da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Victor de Souza Martins, que teve sua indicação aprovada para a diretoria ANP, já foi diretor da Associação de Empresas Estaduais de Processamento de Dados, diretor-presidente da Empresa de Processamento de Dados do Espírito Santo S/A, vice-presidente do Banco do Estado do Espírito Santo e diretor-presidente da Empresa Capixaba de Turismo.
O processo de aprovação de Leopoldo Nunes para a Ancine, iniciado na Comissão de Educação (CE), durou quase um ano para ser concluído no Senado. O motivo foi a suspeita, por parte de senadores da oposição, de que tivesse participado da elaboração do anteprojeto de criação da Agência Nacional de Cinema e do Audiovisual (Ancinav). Ogoverno ao dar publicidade da matéria em 2005, desistiu de enviá-lo ao Congresso em razão da forte reação da oposição ao seu caráter supostamente totalitário.
Durante a votação da matéria, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), recordou as dificuldades de aceitação do nome de Leopoldo Nunes pelo Senado.
- O senhor Leopoldo ficou um ano de castigo para que aprendam neste país que quem por ventura venha a ser suspeito de não encarnar o princípio das liberdades democráticas passa, no mínimo, um ano de castigo. Foi esse o preço que ele pagou - disse Arthur Virgílio.
O novo diretor da Ancine iniciou sua aproximação com o cinema como programador e exibidor do Cineclube Cauim de Ribeirão Preto (SP), em 1984. Fez curso de Roteiro e Dramaturgia em Cuba e dirigiu, além de diversos curta-metragens, o documentário Aparecido das Águas, filme convidado para encerrar o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2005.
06/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE aprova indicações de diretores da Ancine
Senado aprova quatro indicações de diretores para agências reguladoras, uma de diretora da CVM e duas de conselheiros para o Cade
CI aprova indicações de dois diretores para ANP
CAE aprova indicações de três novos diretores para o BC
CI aprova indicações para diretores da Anac e do Dnit
CI aprova novo processo para exame de indicações de diretores de agências reguladoras