Senado aprova embaixadores para a Argentina e mais três países



 

O Senado aprovou nesta quarta-feira (3) a indicação de quatro novos embaixadores brasileiros para comandar as embaixadas em países da América e da Europa. Além de Everton Vieira Vargas, que ocupará o posto na Argentina, foram aprovados novos embaixadores para Belize, na América Central e para Hungria e Armênia, no leste europeu.

Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em março, o indicado à embaixada da Argentina falou sobre o Mercosul e sobre as relações do Brasil com o país vizinho. Para ele, é preciso aprofundar a integração econômica e comercial e concretizar projetos em áreas como infraestrutura, mineração, energia, cooperação dos campos nuclear e espacial e integração de cadeias produtivas em setores de alta tecnologia.

Sobre o Mercosul, Everton Vargas disse que o bloco é um ambicioso e difícil projeto de política externa e que as crises enfrentadas no seu âmbito ocorrem também em outros blocos, como a União Europeia. Para ele, a entrada da Venezuela no bloco é uma questão de Estado e traz uma nova dimensão ao Mercosul, que deve ser compreendida não só pelo Parlamento, como pela sociedade.

– O Mercosul, com a entrada da Venezuela, passa a ter 70% do PIB da América do Sul; passa a ser um dos maiores exportadores de petróleo do mundo e tem talvez as maiores reservas de petróleo, se contarmos o pré-sal. Então isso nos coloca numa situação importante, mas também desafiadora – afirmou.

Durante a votação em plenário, o senador José Agripino (DEM-RN) elogiou o indicado para a Embaixada da Argentina e afirmou que a nova tarefa exigirá dele muita competência.

- Quero dizer que confio na habilidade e na competência do embaixador Everton e a ele desejo boa sorte. É um homem qualificado para o desempenho da importantíssima missão de embaixador do Brasil na Argentina, o segundo posto mais importante da diplomacia brasileira – afirmou o senador, para quem a embaixada na Argentina, em importância para o Brasil, só perde para a dos Estados Unidos.

Outros nomes

Para Belize, foi aprovado o nome de Lúcio Pires de Amorim. Já para a Hungria e para a Armênia, o Plenário aprovou os nomes de Valter Pecly Moreira e de Edson Marinho Duarte Monteiro, respectivamente.

Durante a sabatina, realizada na última terça-feira (2), os dois novos representantes do Brasil na Europa falaram sobre a necessidade de ampliar as relações bilaterais com o Brasil.



03/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova embaixadores para Moçambique e Argentina

SENADO APROVA NOVOS EMBAIXADORES PARA ARGENTINA E POLÔNIA

Senado aprova embaixadores para sete países

SENADO APROVA TRÊS EMBAIXADORES

SENADO APROVA INDICAÇÃO DE TRÊS EMBAIXADORES

Comissão de Relações Exteriores aprova embaixadores para três postos no exterior