Senado aprova especialista em microcrédito e cooperativismo para diretoria do BC



O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (26), a indicação de Luiz Edson Feltrim para exercer o cargo de diretor do Banco Central do Brasil.

Em seu voto favorável à indicação de Feltrim, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) destaca sua especialização em desenvolvimento do microcrédito e sistemas de cooperativas de crédito, que são instituições financeiras que oferecem linhas de crédito para agricultores, setor em que os bancos comerciais não chegam de forma generalizada, nem oferecem taxas competitivas. O relator também apontou “o comprometimento” de Feltrim com esses setores.

Luiz Edson Feltrin tem formação superior em Matemática e exerce, desde maio de 2011, o cargo de secretário-executivo do Banco Central, onde, entre outras atribuições, presta assessoramento imediato ao presidente e à Diretoria Colegiada da instituição.

Entre 1999 e 2011 foi o chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro, quando foi o responsável, no âmbito do Banco Central, pelo exame dos projetos de estruturação de instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Tais projetos tratavam, entre outros temas, da constituição e autorização de funcionamento de novas instituições; da reorganização societária, da alteração e transferência de controle societário; da participação estrangeira no capital das instituições financeiras; da transformação de cooperativas de crédito; e da abertura de agências, no Brasil, e no exterior.

A indicação de Luiz Edson Feltrin já havia sido aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na quarta-feira (13).



26/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova medida provisória que expande microcrédito

Senado aprova indicados para a diretoria do Dnit

Senado aprova Aldo Luiz Mendes para a Diretoria de Política Monetária do BC

Senado aprova indicações de Mario Torós para diretoria do Banco Central e de José Agenor Álvares para a Anvisa

Senado aprova nova diretoria do Dnit

SENADO APROVA APRIMEIRA DIRETORIA DA ANATEL