Senado aprova indicação de embaixadores para a Eslovênia e Santa Lúcia



Foram aprovadas nesta terça-feira (27) pelo Senado as indicações de dois novos embaixadores. Gilberto Fonseca Guimarães de Moura e Joaquim Augusto Whitaker Salles ocuparão os cargos na Eslovênia e em Santa Lúcia, respectivamente.

Ministro de primeira classe da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores, Gilberto Fonseca Guimarães de Moura nasceu no Rio de Janeiro e ingressou na carreira diplomática em 1974. No exterior foi encarregado de negócios na Embaixada em Cingapura; cônsul-adjunto em Montreal, no Canadá; ministro-conselheiro e delegado adjunto na Delegação Permanente junto à Unesco, em Paris, na França; e ministro-conselheiro em Berlim, na Alemanha.

Dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE) apontam que, na balança comercial entre Brasil e Eslovênia, os resultados são positivos para o Brasil, que importa principalmente máquinas e motores. As exportações para a Eslovênia são principalmente de produtos primários, como soja (58%) e café (36%).

Segundo as autoridades eslovenas, o Brasil está entre as prioridades de política externa do país, principalmente com a possibilidade de utilização do Porto de Koper, no Mar Adriático, como ponto de entrada de mercadorias brasileiras na Europa Central.

Santa Lúcia

Joaquim Augusto Whitaker Salles, ministro de segunda classe do quadro especial do Ministério das Relações Exteriores, nasceu em São Paulo (SP) e está no ministério desde 1970. No exterior, ocupou os cargos de cônsul-adjunto no Consulado Geral em Los Angeles, nos Estados Unidos; conselheiro em missão junto à ONU; cônsul-geral em Hamburgo, na Alemanha; embaixador em Nairóbi, no Quênia; e cônsul-geral na Cidade do Cabo, na África do Sul.

De acordo com o Itamaraty, o fluxo de comércio bilateral entre o Brasil e Santa Lúcia aumentou significativamente devido ao comércio de petróleo, que responde por 99% das exportações brasileiras para a ilha. Localizada no Caribe, Santa Lúcia tem 161 mil habitantes distribuídos em 616 quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita é de US$ 11.100, considerado similar ao do Brasil pelo ministério.



27/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova indicação de embaixadores para a Tailândia e a Eslovênia

Aprovados embaixadores na Eslovênia e em Santa Lúcia

Senado aprova indicação de embaixadores para a Dinamarca e a Guatemala

Senado aprova indicação de embaixadores para o Suriname e Moçambique

Senado aprova indicação de embaixadores para Vaticano e Zimbábue

Senado aprova indicação de embaixadores para Seicheles, Madagascar e Letônia