Senado aprova indicações para ONU e Cabo Verde
O Senado aprovou nesta terça-feira (13) a indicação da diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti, feita pelo presidente da República, para o cargo de representante brasileira junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Também foi aprovada a indicação da diplomata Maria Dulce Silva Barros para ocupara o cargo de embaixadora do Brasil em Cabo Verde. As duas foram aprovadas por unanimidade pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Durante a sabatina realizada na CRE, a diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti listou a reforma da estrutura da ONU, a missão internacional de paz no Haiti e o desafio do aquecimento global como os principais temas de atuação nos próximos anos. Ela também defendeu a ampliação do Conselho de Segurança da ONU, para adequá-lo à atual realidade política internacional, com a inclusão do Brasil no grupo.
A nova embaixadora brasileira em Cabo Verde defendeu a prioridade concedida pelo atual governo brasileiro às relações com a África e disse que o continente "está na ordem do dia", não só por dispor de recursos naturais como petróleo, ouro, cobre e diamantes, mas também por questões estratégicas.
- A Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] tem feito cada vez mais exercícios em solo africano. E não será por acaso que o presidente chinês Hu Jintao realizou recentemente um amplo périplo pelo continente. O Brasil faz muito bem em perseguir sua política de aproximação com a África, que tem mais de 30 anos - afirmou.
13/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova indicações para embaixadas no Azerbaijão e no Cabo Verde
Aprovadas indicações de embaixadores para Azerbaijão e Cabo Verde
CRE examina indicações para embaixadas no Azerbaijão e Cabo Verde
Senado aprova reestruturação das dívidas de Cabo Verde e Suriname
Aprovadas indicações de embaixadoras para a ONU e para Cabo Verde
CAE aprova perdão de parte das dívidas de Cabo Verde e Suriname com o Brasil