Aprovadas indicações de embaixadores para Azerbaijão e Cabo Verde
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou os nomes de Sérgio de Souza Fontes Arruda, para o cargo de embaixador do Brasil junto ao Azerbaijão, e de João Inácio Oswald Padilha, para a mesma função em Cabo Verde.
Na reunião, há pouco encerrada, foi também aprovado requerimento do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) para envio de pedido de informação ao ministro Celso Amorim, da Defesa, sobre suposta existência do chamado Manual de Campanha - Contra-Inteligência, que teria sido elaborado pelo Exército, com normas que oficializam atividades de espionagem dentro do país, sem amparo constitucional.
A informação sobre o manual foi publicada pela revista semanal Carta Capítal, na edição de 19 de outubro, em reportagem intitulada Paranóia Verde-Oliva. Aloysio Nunes (PSDB-SP) propõe que se peça ao ministro que confirme, ou não, a existência da publicação. Em caso de resposta afirmativa, o autor quer ainda que se indague ao ministro se manterá em vigor as orientações contidas no manual. Além disso, solicita informar se as outras duas Armas - Marinha e Aeronáutica - possuem manuais do gênero.
A reunião foi dirigida pelo presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTB-AL).
Mais informações a seguir
27/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova indicações para embaixadas no Azerbaijão e no Cabo Verde
CRE examina indicações para embaixadas no Azerbaijão e Cabo Verde
Aprovadas indicações de embaixadoras para a ONU e para Cabo Verde
Aprovados indicados para embaixadas nos Emirados Árabes, Azerbaijão e Cabo Verde
Senado aprova indicações para ONU e Cabo Verde
Aprovadas indicações para embaixadores no Gabão e no Vietnã