Senado institui Prêmio Roberto Marinho de Mérito Jornalístico



O Plenário aprovou em turno suplementar, nesta quarta-feira (20), o substitutivo ao projeto de resolução do Senado (PRS 41/04) que institui o Prêmio Roberto Marinho de Mérito Jornalístico. O projeto, de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães, agora vai à promulgação.

O prêmio deverá ser conferido anualmente em dezembro, em sessão especial do Senado, a profissionais de imprensa que tenham contribuído de forma relevante para o engrandecimento do jornalismo brasileiro. O agraciado pelo prêmio deverá ser escolhido por um conselho constituído pelo presidente do Senado e por outros cinco senadores por ele indicados. A Mesa do Senado deverá definir e divulgar os critérios do prêmio. Caberá também à Mesa receber, até novembro de cada ano, as indicações de candidatos ao prêmio.

Na justificativa do projeto, Antonio Carlos Magalhães afirmava que a criação de um prêmio com o nome do fundador das Organizações Globo "é mais um reconhecimento que esta Casa faz à figura desse grande profissional, exemplo de empreendedorismo e referência para as novas gerações de jornalistas."



20/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel quer ordem de mérito da comunicação com nome de Roberto Marinho

ACM propõe Prêmio Roberto Marinho de Jornalismo

Programa 'Inclusão', da TV Senado, pode ganhar mais um prêmio jornalístico

Lily Marinho diz que é uma grande honra receber o diploma das mãos de Sarney, amigo de Roberto Marinho

Senado homenageia o jornalista Roberto Marinho

Senado aprova requerimentos de pesar pela morte de Roberto Marinho