Senado aprova nome de Patriota para a ONU
O Plenário do Senado aprovou, no início da noite desta terça-feira (1º), o nome do ex-chanceler Antonio de Aguiar Patriota para o cargo de representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Foram 43 votos a favor, 14 contrários e uma abstenção.
Patriota já havia sido aprovado em sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na última quinta-feira (26). Ele foi ministro das Relações Exteriores entre janeiro de 2011 e agosto deste ano, quando apresentou sua renúncia à presidente da República, Dilma Rousseff, em virtude do polêmico processo de fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o trabalho de Patriota como diplomata e chanceler. Suplicy aproveitou para pedir que Patriota interceda junto à ONU para que autoridades brasileiras tenham acesso aos documentos sobre o atentado que vitimou o embaixador brasileiro Sérgio Vieira de Mello, em 2003, no Iraque. Para o senador Wellington Dias (PT-PI), Patriota sempre tratou dos assuntos internacionais de “forma correta”, buscando o interesse nacional. Já o senador José Agripino (DEM-RN) disse que Patriota é um profissional qualificado e que honra o Brasil.
- Patriota, além de todos os méritos, é de família potiguar – declarou Agripino.
Canadá e Paraguai
O Senado também aprovou a indicação de mais dois embaixadores. O nome de Pedro Fernando Brêtas Bastos foi aprovado para a Embaixada do Brasil no Canadá. O senador Gim (PTB-DF), relator da indicação, declarou que Bastos “é um homem preparado”.
- É um grande diplomata, que vai representar bem o país no Canadá – afirmou Gim.
Outro nome aprovado foi o do diplomata José Eduardo Martins Felício, indicado para a Embaixada do Brasil no Paraguai. Em sabatina na CRE, Felício defendeu um trabalho de valorização das comunidades na fronteira entre os dois países, como forma de combater os problemas de criminalidade.
01/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova novo nome para o STJ
Para José Eduardo Cardozo, Brasil está triste ao perder um patriota que deixou seu nome na história
Senado aprova nome de Furlan para o Cade
SENADO APROVA NOME DE JK PARA O AEROPORTO DE BRASÍLIA
SENADO APROVA NOME DE ADYLSON MOTTA PARA O TCU
SENADO APROVA NOME PARA O CARGO DE MINISTRO DO STM