Senado aprova participação do Brasil em força de paz no Congo



Vai a promulgação projeto de decreto legislativo aprovado pelo Senado, em regime de urgência, aprovando a participação do Brasil na força multinacional de emergência provisória, autorizada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, para a cidade de Bunia, província de Ituri, na República Democrática do Congo (África). O relator da matéria em Plenário, substituindo parecer da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), foi o senador Tião Viana (PT-AC).

- Esta matéria diz respeito à responsabilidade do Brasil no plano internacional, como integrante da aliança dos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata da presença brasileira na força internacional de paz que atuará no Congo, na tentativa de fazer cumprir as resoluções aprovadas na ONU - afirmou Tião Viana.

A região de Ituri, localizada no nordeste do Congo, sofre uma das crises humanitárias e de direitos humanos mais graves do mundo. Calcula-se que entre 1999 e março deste ano o conflito armado da região causou a morte de 50 mil pessoas e desabrigou outras 500 mil. A crise se deve ao conflito iniciado em junho de 1999, entre membros dos grupos étnicos hema e lendu.



02/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova acordo entre Brasil e Congo que permite atividade remunerada de dependentes

Acir Gurgacz defende participação do Brasil na Força de Paz da ONU no Haiti

OPOSIÇÃO DEFENDE FORÇA DE PAZ COM PARTICIPAÇÃO DO BRASIL PARA O TIMOR

Senado aprova indicações para Embaixador no Congo e para diretor de Planejamento no DNIT

CRE aprova novos embaixadores para Congo e Líbia

CRE APROVA PARECER FAVORÁVEL A PRESENÇA DE FORÇA MILITAR DO URUGUAI NO BRASIL