SENADO APROVA PROJETO QUE FACILITA COMPRA DE IMÓVEIS FINANCIADOS



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 21), em turno suplementar, projeto de lei do senador Júlio Campos (PFL-MT) que facilita a transferência de imóveis financiados dentro das normas do Sistema Financeiro da Habitação, estabelecendo que o empréstimo será transferido ao novo comprador "nas mesmas condições do contrato inicial", respeitados alguns requisitos.

Entre os requisitos, encontram-se a atualização pro rata die da prestação desde o último reajuste e o acréscimo "de uma quinta parte do valor atualizado do encargo", ou seja, acréscimo de 20% na prestação atualizada. Haverá ainda o pagamento, pelo comprador do imóvel já financiado, de uma taxa de 1% sobre o valor do saldo devedor.

O projeto ainda terá de ser votado pelos deputados. Conforme o senador Júlio Campos, se a proposta for aprovada pela Câmara e sancionada pelo presidente da República, será possível regularizar milhares de "contratos de gaveta". Nesses contratos, não há transferência legal do imóvel, fazendo-se uma escritura particular em cartório.

O projeto original mantinha para o novo adquirente as mesmas condições do contrato inicial, mas a matéria sofreu modificações na
Comissão de Assuntos Sociais, incluindo a atualização e o acréscimo de 20% na prestação e a taxa de 1% sobre o valor do saldo devedor.



21/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova acordo com os EUA que facilita aquisição de imóveis para embaixadas

Comissão aprova projeto que facilita compra de caminhões por motoristas autônomos

Quintanilha elogia projeto que facilita transferência de imóveis do SFH

Senado aprova projeto que autoriza desapropriação de imóveis no RJ

Senado aprova projeto que facilita repressão ao crime organizado

Projeto facilita retirada do inquilino indesejado e pode aumentar oferta de imóveis