SENADO APROVA SEMANA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA



O Senado aprovou nesta quarta-feira (dia 21) o substitutivo ao projeto de lei que institui a Semana Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata, acompanhada por campanha institucional a ser desenvolvida a partir do dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer. A matéria foi enviada à Comissão Diretora para a redação final.Conforme o substitutivo aprovado, a promoção e a coordenação da Semana serão de responsabilidade do Ministério da Saúde. A campanha publicitária institucional deverá conter mensagens sobre o que é o câncer de próstata e suas formas de prevenção. Além disso, a Semana terá várias atividades, como o estabelecimento de parcerias com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para proporcionar exames gratuitos de prevenção da doença; e parcerias com universidades, sociedades civis organizadas e sindicatos para a realização de debates e palestras sobre a doença e as formas de combate e prevenção.Segundo a justificativa da autora do projeto, deputada Telma de Souza (PT-SP), o machismo unido à desinformação está impedindo que os homens combatam a doença. Em conseqüência, os números são alarmantes - apenas 5% dos brasileiros acima dos 50 anos têm feito o exame de sangue conhecido como PSA, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer.
- Para cada 100 mil habitantes, há 22 casos de câncer de próstata. Nos homens com mais de 65 anos, a incidência aumenta para 220 casos. Esses números são referentes a estatísticas realizadas no estado de São Paulo nos dois últimos anos. Outros números mostram que um a cada 12 homens terá câncer de próstata no decorrer da vida e que este é, hoje, entre os homens, o câncer mais comum e o segundo em número de mortes, só perdendo para o câncer de pulmão - revela a deputada.
O relator da matéria na Comissão de Educação (CE), senador Sebastião Rocha (PDT-AP), assinalou o fato da iniciativa ter sido de uma mulher e, dessa maneira, ter também demonstrado seu amor pelos homens, que nada fizeram a respeito dessa doença. O senador espera que a partir da conscientização, seja possível reduzir o tabu e o preconceito contra o exame de toque retal.

21/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO CRIA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

SENADO APROVA PROJETO CRIANDO PROGRAMA DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

SENADO VOTA EM SETEMBRO CRIAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE CONTROLE DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Parlamentares destacam importância da prevenção para combate ao câncer de próstata

CAS aprova incentivo à prevenção do câncer de mama, útero e próstata

MÉDICOS DIVERGEM SOBRE SEMANA DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA