SENADO APROVA PROJETO CRIANDO PROGRAMA DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA



O Senado aprovou substitutivo a projeto de lei da Câmara instituindo o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata, a ser implementado a partir de novembro deste ano. Pelo projeto, o Poder Executivo é autorizado a assumir os encargos de promoção e coordenação do programa. A matéria ainda precisa ser votada na Câmara dos Deputados.
Pelo projeto, os encargos a serem assumidos pelo Estado deverão incluir campanha institucional, com mensagens sobre o que é câncer de próstata e suas formas de prevenção; parcerias com as secretarias estaduais e municipais de saúde para colocar à disposição da população masculina, acima de 40 anos, exames para prevenção da doença, e parcerias com universidades, sociedades civis organizadas e sindicatos, para a realização de debates e palestras sobre a doença e as formas de combatê-la e preveni-la.
O Ministério da Saúde deverá, ainda, promover o consenso entre especialistas nas áreas de planejamento em saúde, epidemiologia, urologia, oncologia clínica, radioterapia e cuidados paliativos sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, em todo os seus estágios evolutivos.

12/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE APROVA PROGRAMA DE COMBATE AO CÂNCER DA PRÓSTATA

CE EXAMINA PROJETO QUE INSTITUI PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

SENADO APROVA SEMANA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

CÂNCER DE PRÓSTATA É O TEMA DO PROGRAMA "CONSULTA MARCADA", NA TV SENADO

Novembro é o mês do combate ao câncer de próstata

Ângela Portela registra Dia de Combate ao Câncer de Próstata