Senado aprova transferência de alunos que participam do Prouni



O Projeto de Lei da Câmara (PLC 151/08) que permite a transferência de estudantes bolsistas entre as Instituições de Educação Superior (IES) participantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi aprovado nesta terça-feira (1º) pelo Plenário do Senado. O texto agora volta à Câmara, pois recebeu duas emendas na Comissão de Educação e Esporte (CE).

O projeto altera a Lei 11.096/05, que institui o Prouni, e estabelece que o estudante beneficiado com bolsa do Prouni poderá solicitar transferência para outra instituição que participa desse programa, desde que haja, nesse estabelecimento, bolsa análoga disponível para curso corrrespondente àquele para o qual foi admitido.

Para o autor da matéria, deputado Uldurico Pinto (PHS-BA), a mobilidade desses estudantes é um direito que, nos atuais contornos do programa, está sendo negligenciado. A transferência tem sido medida excepcional, aplicada unicamente em casos que envolvam o descredenciamento das instituições de ensino superior de origem, em razão de insuficiência de desempenho em avaliação oficial.

Helena Daltro Pontual e Moisés de Oliveira Nazário / Agência Senado



01/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE examina projeto que permite transferência de bolsistas do Prouni

Estudantes do Prouni participam de intercâmbio cultural no Japão

Senado aprova tratado entre Brasil e Países Baixos sobre transferência de condenados

Alunos de cooperativas poderão ter acesso ao Prouni

Paim diz que Prouni favorece alunos carentes

CE examina acesso de alunos de cooperativas educacionais ao Prouni