SENADO APROVA VOTO DE CONGRATULAÇÕES PELO ANIVERSÁRIO DE MANAUS



A pedido do senador Bernardo Cabral (PFL-AM), o Plenário aprovou voto de congratulações pelo transcurso do aniversário de 152 anos de emancipação da cidade de Manaus. A decisão agora será comunicada à Prefeitura e à Câmara de Vereadores daquela cidade.

Nascido em Manaus, Cabral fez o registro do acontecimento em seu nome e em nome do senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM). Ele afirmou que, contando-se desde a data do primeiro povoamento, Manaus estaria hoje completando 331 anos.

Cabral citou um historiador local para registrar que os portugueses nunca deram uma demonstração muito grande de interesse à cidade. As primeiras construções executadas ali, em 1787, foram a olaria, a fábrica de redes e a fábrica de velas, que incentivaram o crescimento da capital do Amazonas.

O senador disse que foi no período da borracha, quando a população aumentou de 40 mil para 100 mil habitantes, em razão do êxodo rural e da imigração nordestina, que a cidade teve o seu apogeu, com a construção do teatro Amazonas, do Tribunal de Justiça e do porto de Manaus. Cabral também lembrou que Manaus foi a primeira capital brasileira a ter energia elétrica e iluminação publica.

24/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado encaminha congratulações pelo aniversário da Sociedade Piauiense de Combate ao Câncer

Senado aprova voto de congratulações à Argentina

Senado aprova voto de aplauso em homenagem ao 116º aniversário do TCU

Dois novos cardeais recebem voto de congratulações do Senado

Cristovam pede voto de congratulações a veículos de comunicação do Senado pela cobertura do ciclo de conferências sobre educação

Senado aprova congratulações a Xanana Gusmão