Senado aprova voto de aplauso em homenagem ao 116º aniversário do TCU



O Senado aprovou nesta terça-feira (7) voto de aplauso em homenagem ao 116º aniversário da criação do Tribunal de Contas da União (TCU) por requerimento do presidente do Senado, Renan Calheiros. Assinaram o requerimento 79 senadores.

A idéia de criação de um Tribunal de Contas surgiu em 23 de junho de 1826, quando os senadores Felisberto Caldeira Brandt e José Inácio Borges apresentaramprojeto de lei nesse sentido. Somente com a queda do Império e as reformas político-administrativas da jovem República o projeto tornou-se realidade. Em 7 de novembro de 1890, o então ministro da fazenda, Rui Barbosa, instituiu o TCU norteado pelos princípios da autonomia, fiscalização, julgamento, vigilância e energia.

A Constituição de 1934 acrescentou, entre outras, as seguintes atribuições ao Tribunal: proceder ao acompanhamento da execução orçamentária, registrar previamente as despesas e os contratos, julgar as contas dos responsáveis por bens e dinheiros públicos e apresentar parecer prévio sobre as contas do presidente da República - única atribuição que não foi mantida.

Pela Constituição de 1946, o TCU passou também a julgar a legalidade das concessões de aposentadorias, reformas e pensões. Já a Constituição de 1967 retirou do Tribunal o exame e o julgamento prévio dos atos e dos contratos geradores de despesas, sem prejuízo da competência para apontar falhas e irregularidades. Foi eliminado também o julgamento da legalidade de concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ficando apenas a atribuição de apreciar a legalidade para fins de registro.

Finalmente, com a Constituição de 1988, o TCU recebeu poderes para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades de administração direta e indireta quanto à legalidade, legitimidade, economia e fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia das receitas.

07/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA VOTO DE APLAUSO A DANUZA

Senado aprova voto de aplauso a Pitanguy por seus 80 anos

Senado aprova voto de aplauso pela absolvição de Amina Lawal

Tuma pede voto de aplauso pelo aniversário da cidade de São Paulo

SENADO APROVA VOTO DE CONGRATULAÇÕES PELO ANIVERSÁRIO DE MANAUS

SENADO APROVA VOTO DE LOUVOR EM HOMENAGEM A DOM PAULO EVARISTO ARNS