Senado aprova congratulações a Xanana Gusmão



Os senadores aprovaram requerimentos dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), líder do Bloco Oposição, Artur da Távola (PSDB-RJ), líder do governo e Geraldo Cândido (PT-RJ) para que o Senado envie votos de congratulações a Xanana Gusmão pela sua vitória nas eleições presidenciais do Timor Leste, realizadas em maio deste ano.

- Essa eleição abre o caminho para Timor Leste se tornar o mais novo país do mundo. Xanana liderou por vários anos uma renhida luta pela independência, contra os indonésios, e foi capturado e detido durante sete anos. É muito importante o apoio do Brasil para esse nova país de língua portuguesa que nasce sob a égide da democracia - afirma o requerimento assinado por Suplicy e Távola.

Para Geraldo Cândido, o Timor Leste merece o voto de congratulação de todos os povos pela busca da autodeterminação e pelo fato de, pelas dificuldades enfrentadas pelo país, o seu processo eleitoral ser exemplar aos países que buscam o caminho democrático.

- A vitória de Xanana Gusmão, líder de extraordinário carisma e grande penetração entre as massas populares, nas recentes eleições realizadas no Timor Leste atesta que o povo timorense alcançou, finalmente, as liberdades democráticas, a autonomia e o comando de seu próprio destino - analisou o relator dos requerimentos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Tião Viana (PT-AC).



29/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Xanana Gusmão poderá receber congratulações do Senado

SENADO RECEBE LÍDER DO TIMOR LESTE, XANANA GUSMÃO

Patrocínio saúda posse de Xanana Gusmão

SUPLICY SAÚDA O LÍDER TIMORENSE XANANA GUSMÃO

Suplicy saúda Xanana Gusmão e Jimmy Carter

Covas recebe Xanana Gusmão, líder da resistência timorense