Senado encaminha congratulações pelo aniversário da Sociedade Piauiense de Combate ao Câncer



O Senado encaminhará voto de congratulações à Sociedade Piauiense de Combate ao Câncer pelo seu 50º aniversário, que será comemorado na próxima sexta-feira (27). Ao requerer a homenagem nesta terça-feira (24), o senador Mão Santa (PMDB-PI) defendeu uma maior valorização dos médicos especialistas. Ele criticou o modelo de saúde adotado pelo Brasil, que privilegia o médico de família, que é generalista.

- Muitos médicos estão deixando os grandes hospitais e abandonando suas especialidades porque os programas de saúde familiar estão remunerando melhor. A saúde pública brasileira está valorizando esse tipo de medicina importado de Cuba, que tem a metade do tamanho do Piauí. Este modelo não poderia ser transportado para um país continental como o Brasil - afirmou Mão Santa.

Para exemplificar a baixa remuneração que os médicos especialistas têm hoje, Mão Santa citou seu próprio exemplo. Aposentado como médico do extinto Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) depois de 37 anos de serviço, ele informou que sua aposentadoria hoje é de R$ 1.200. Ele opinou que os baixos salários, além de afastar os profissionais que querem seguir uma especialização, impedem os que permanecem de se atualizar e manter sua família com dignidade.

Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) concordou que os baixos salários estão gerando um esvaziamento nas carreiras de médicos especialistas. Mesmo defendendo uma maior valorização deste tipo de profissional médico, ele completou que também é necessária uma valorização dos generalistas, que atuam diretamente junto às famílias. -Este é o desafio que o ministro da Saúde, Humberto Costa, tem que enfrentar-, comentou.

Câncer

A Sociedade Piauiense de Combate ao Câncer mantém, em Teresina (PI), o Hospital São Marcos, que possui 273 leitos e uma equipe de 170 médicos e 42 enfermeiras. Segundo Mão Santa, a capacidade de atendimento do hospital é de 1.500 pacientes internados por mês e 1.550 atendimentos por dia nas diversas especialidades ambulatoriais.



24/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA VOTO DE CONGRATULAÇÕES PELO ANIVERSÁRIO DE MANAUS

Dia Nacional do Combate ao Câncer: São Paulo conta com Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer

Mão Santa registra aniversário de 78 anos de empresário piauiense

Combate ao câncer é o tema do ´Cidadania`, na TV Senado

Dia Nacional do Combate ao Câncer: cartilha do Icesp dá dicas para prevenir o câncer

SENADO APROVA PROJETO CRIANDO PROGRAMA DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA