SENADO APROVA VOTO DE LOUVOR PELOS 80 ANOS DE D.EUGÊNIO SALLES



O Senado aprovou requerimento do presidente Antonio Carlos Magalhães poer um voto de louvor em homenagem aos 80 anos de D. Eugênio Salles, arcebispo do Rio de Janeiro, e ao seu trabalho exemplar de pastor da Igreja Católica e de idealizador das Comunidades Eclesiais de Base. O requerimento propõe que a decisão do Senado seja transmitida ao governo do Rio de Janeiro, ao arcebispado da cidade e ao próprio homenageado.

Ao encaminhar o requerimento, Antonio Carlos disse que D.Eugênio é um homem de Deus, de coragem e de decisão. "Muitas vezes incompreendido, por ser considerado "não progressista", posso afirmar que é líder dos mais progressistas que conheço. Basta lembrar que, na Bahia, nos tempos do regime militar, ameaçava com excomunhão os generais que mantinham presos políticos em seus quartéis", disse o senador.

Antonio Carlos acrescentou que conhece D. Eugênio há mais de 40 anos, durante os quais aprendeu a admirá-lo. Desde os tempos de bispo auxiliar de Salvador, cidade onde fez carreira, chegando a arcebispo primaz do Brasil e cardeal nomeado pelo Vaticano, ele se notabilizou por seus programas de auxílio aos pobres. "Ao ser transferido para o Rio de Janeiro, reproduziu, com igual êxito, essas iniciativas de cunho social", disse o presidente do Senado.

Para Antonio Carlos, o Senado não poderia deixar de se associar às justas homenagens, que marcam o regozijo do Brasil por ter homens como D. Eugênio, e acontecem no Rio de Janeiro, na Bahia e no Rio Grande do Norte, seu estado de origem. "Minha intimidade com ele, quando exercia o arcebispado da Bahia, me obriga a fazer justiça às suas qualidades. É um figura notável e bem ao meu gosto", afirmou.

O senador Geraldo Mello (PSDB-RN) manifestou sua emoção por estar presidindo a sessão do Senado que presta essa homenagem a um conterrâneo tão ilustre. "Muitos consideram D. Eugênio uma expressão conservadora da Igreja Católica, mas isso não é verdade. Ainda jovem, na diocese de Natal (RN), iniciou o movimento para criar o primeiro sindicato de trabalhadores rurais, que depois se transformou em comunidade eclesial de base, trabalho que se expandiu por todo o Brasil", concluiu.

09/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado na CRE voto de louvor pelos 60 anos da Escola Superior de Guerra

CABRAL PEDE VOTO DE LOUVOR PELOS 51 ANOS DA RÁDIO DIFUSORA DO AMAZONAS

Senado aprova voto de louvor a Davi Uip

Senado aprova voto de louvor a Gustavo Kuerten

Senado aprova voto de louvor a Sebastião Salgado

SENADO APROVA VOTO DE LOUVOR À RÁDIO DIFUSORA AMAZONAS