Senado aprova voto de louvor a Sebastião Salgado



Por sugestão do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o Plenário aprovou voto de louvor ao fotógrafo Sebastião Salgado, que inaugura parte da exposição Êxodos nesta quarta-feira (dia 4), no Salão Negro do Congresso Nacional. A outra parte das fotos ficará exposta em espaço cultural no subsolo do centro comercial Venâncio 2000, também em Brasília. De acordo com Suplicy, as fotos procuram retratar a concepção do fotógrafo sobre o homem em fuga "à procura de uma vida mais feliz".

Na opinião do senador, a exposição é comovente, ao mostrar pessoas dos cinco continentes com dificuldades para viver com dignidade. Sebastião Salgado, ex-economista, informou Suplicy, tem sua arte reconhecida mundialmente e é adepto da tradição da "fotografia engajada". Sua esposa, Lélia Wanick Salgado, é a autora dos projetos gráficos da maioria de seus livros, completou o senador.

O parlamentar observou ainda que Êxodos é fruto de seis anos de trabalho, período em que Sebastião Salgado percorreu 41 países, retratando a história de seus povos, migrações e buscas. Suplicy destacou particularmente os registros das pessoas que tentam cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos.

O trabalho de Salgado em exposição está dividido em quatro capítulos - "Migrantes e refugiados: o instinto da sobrevivência", "A tragédia africana: um continente à deriva", "A América Latina: êxodo rural, desordem urbana" e "Ásia: a nova face urbana do mundo" - e, conforme disse Suplicy, busca provocar um debate sobre a condição humana a partir do ponto de vista dos povos em êxodo de todo o mundo.

04/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova voto de louvor a Davi Uip

Senado aprova voto de louvor a Gustavo Kuerten

SENADO APROVA VOTO DE LOUVOR À RÁDIO DIFUSORA AMAZONAS

SENADO APROVA VOTO DE LOUVOR PELOS 80 ANOS DE D.EUGÊNIO SALLES

SENADO APROVA VOTO DE LOUVOR EM HOMENAGEM A DOM PAULO EVARISTO ARNS

CRE APROVA VOTO DE LOUVOR AOS PRESIDENTES DAS CORÉIAS